Governo do Estado
Galeria dos Ex-Comandantes
Telefones de Emergência
Estatísticas Fotos Sites de Corporação
Fale Conosco
Hospital Central Aristarcho Pessoa - 64 anos de assistência hospitalar Imprimir E-mail
Ter, 09 de Junho de 2009 10:00
Além da missão de prestar atendimento médico-hospitalar e assistencial, incluindo-se exames complementares, aos militares ativos e inativos, dependentes e pensionistas, o HCAP realiza atividades de prevenção primária junto aos quartéis, demonstrando-se um valioso patrimônio da Corporação.

Coube à atual administração, composta pelo Diretor Técnico, Coronel BM médico Hélio Santos, e pelo Diretor Administrativo Coronel BM Luís Antônio Dias, empreender padrões de gestão modernos nas áreas administrativa e técnica com vistas a um atendimento de excelência. Desde que assumiram seus cargos, os diretores trataram de reformar os pavilhões feminino e masculino; a unidade materno-infantil; a fachada do bloco dos pavilhões; a lavanderia; o Centro Cirúrgico; a UTI; o hall do SPA e os ambulatórios.

Na área técnica, foram adquiridos equipamentos com tecnologia de ponta, como tomógrafo computadorizado, arco cirúrgico, videolaparoscopia (cirurgia por vídeo), desfibrilador para o SPA, sem contar a aquisição de novos leitos reguláveis e a reabertura da terceira sala do Centro Cirúrgico.

-  Montamos uma estratégia com o propósito de modernizar todo o hospital para os bombeiros militares e familiares. Tanto aumentamos o número de profissionais de saúde quanto aprimoramos todas as especialidades através de tecnologia avançada - assim o Coronel médico Hélio Santos, Diretor Técnico, traduziu as reformas estruturais realizadas em vários setores do Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP), com a finalidade de atender às exigências técnicas para torná-lo uma referência no sistema público de saúde.

Medalha de Ouro na última edição do PQ-Rio (prêmio de melhor instituição pública de saúde), o HCAP ainda promoveu intervenções para a renovação das Comissões Hospitalares, Expansão do Programa Domiciliar de Atendimento Pós-Hospitalar (PRODAPH ), Consolidação da Ouvidoria, revitalização da página do HCAP na internet e criação do Comitê Interno de Qualidade.

Hoje, o Quadro de Oficiais de Saúde do Hospital é composto por 132 médicos, 18 enfermeiros, seis fisioterapeutas, seis nutricionistas, duas fonoaudiólogas, duas psicólogas, uma farmacêutica e uma assistente social. Ao todo, a unidade possui uma força de trabalho composta por 183 oficiais, 407 praças e 30 civis, para dar atendimento hospitalar a cerca de 80 mil pessoas, entre militares da Corporação e seus dependentes.

Para se ter uma idéia da dimensão que o Hospital possui, o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) possui sete leitos com camas elétricas novas, monitorização de todos os sistemas vitais, carrinho de RCP (ressuscitação cardiopulmonar), fisioterapia 24 horas, medicação total e televisões para conforto de todos os pacientes internados.

- Existe ainda um leito de isolamento, para pacientes suspeitos de doenças infecto-contagiosas ou para casos excepcionais, com espaço para acompanhamento familiar - afirmou o Major médico Max Pinheiro.

- Outro serviço cuja procura vem aumentando bastante é a cirurgia de obesidade mórbida.  Das oito cirurgias realizadas recentemente, cinco foram em bombeiros militares, que voltaram ao trabalho normalmente, um mês após a operação - comemora o Chefe da seção de Cirurgia de Obesidade, Major médico Júlio Arêas Demaria da Silva, acrescentando que o HCAP é o único hospital público que faz esse tipo de cirurgia.  

Breve histórico

O Hospital Central, principal unidade do sistema de saúde da Corporação, foi criado na gestão do Coronel Aristarcho Pessoa, no mesmo endereço onde se situava o antigo Sanatório Rio Comprido.  Em 5 de dezembro de 1945, recebeu o nome de Hospital Aristarcho Pessoa, homenagem  prestada pelo Comandante interino do Corpo de Bombeiros, Tenente-Coronel João Martins Vieira, ao Oficial do Exército e Comandante do Corpo de Bombeiros que mais tempo esteve à frente da Corporação (1930-1945). Durante os 64 anos de sua existência, o Hospital passou por várias ampliações e reformas até sua atual configuração. Desde sua criação, as sucessivas direções desenvolveram melhorias estruturais, materiais e técnicas visando a um atendimento de excelência aos bombeiros e seus familiares.

Unidades, especialidades e estatísticas:

Internações:

Pavilhão Masculino

Pavilhão Feminino

Unidade de Terapia Intensiva

Maternidade

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Pediatria

Psiquiatria

Ambulatórios e Serviços:

Cardiologia

Cirurgia Plástica

Cirurgia Vascular

Clínica Geral

Dermatologia

Endocrinologia

Enfermagem

Fisiatria e Fisioterapia

Fonoaudiologia

Gastroenterologia

Ginecologia e Obstetrícia (Pré-natal).

Mastologia.

Neurocirurgia

Oftalmologia

Otorrinolaringologia

Ortopedia

Pediatria

Proctologia

Serviço de Pronto-Atendimento (SPA )

Psicologia

Psiquiatria

Serviço Social

Urologia

Exames Complementares:

Colonoscopia

Endoscopia Digestiva

Exames Cardiológicos ( Eco, ECG, Ergometria e MAPA )

Patologia Clínica (Exames de Laboratório)

Radiologia

Tomografia Computadorizada

Ultrassonografia

Estatísticas de Atendimento:

EstatisticaHCAP.jpg

Veja a galeria de fotos do HCAP

Areaexterna018.jpg

Entrada do HCAP

Area_externa011.jpg

Fachada do HCAP

CentroCir__rgico.jpg

Centro Cirúrgico

Fisioterapia.jpg

Fisioterapia

Oftalmo001.jpg

Oftalmologia

PQRioOuro.jpg

Medalha de Ouro no PQ-RIO

PRODAPH.jpg

Atendimento Pós-Hospitalar

Pediatria001.jpg

Pediatria

SS101466.jpg

Arco cirúrgico

SS101456.jpg

Bisturi a laser

Tomografo.jpg

Tomografia computadorizada

UTINeonatal_1.jpg

UTI neonatal

VisitadoGovernador.jpg

Visita do Governador e do Secretário de Saúde e Defesa Civil

VisitaGovernador015.jpg

Visita do Governador e do Secretário de Saúde e Defesa Civil

Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação Social, com a colaboração do HCAP