Auto Bomba Merryweather

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Auto Bomba Merryweather – 1927

Fabricado em 1927 pela empresa inglesa Merryweather London.
Empresa fundada no século XVII, no ano de 1692, fabricava equipamentos de combate a incêndios.

A viatura sem cabine para o motorista, possuía bancos nas laterais para transportar a guarnição de combate a incêndio, uma escada na parte superior, um compartimento para armazenar outros equipamentos e as bombas hidráulicas na parte traseira.

Essa viatura adquirida inicialmente pelo Distrito Federal em 1930, sendo comprada pelo Município de Petrópolis em 1946 junto ao então Ministério da Justiça e Negócios Interiores para ajudar no combate a incêndios do Município, sendo o primeiro caminhão de combate a incêndio da cidade. Uma cotação feita pela prefeitura em 2015 estabeleceu um valor de R$ 35 mil para esse carro, que é raro e já não é mais fabricado.

No ano de 1975, essa viatura ficou em exposição no Museu Imperial.

No ano 2000, a Prefeitura de Petrópolis requisitou a devolução dessa viatura com objetivo de ser exposto em Itaipava, o que não ocorreu efetivamente.

No ano 2007 o Município tentou transladar a viatura para Museu Imperial, fato que não ocorreu por falta de espaço nas dependências do Museu.

Em 01 de novembro de 2018 foi Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Petrópolis e doado ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Essa magnífica bomba, exemplar único no Brasil passa à exposição pública como Patrimônio Histórico Cultural do CBMERJ no Polo Histórico Cultural – Cidade Imperial com sede no 15º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM).

Fontes: Acervo documental do Centro Histórico do CBMERJ