Corpo de Bombeiros RJ promove II Simpósio Internacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Região Serrana

Quarta, 13 Junho 2018 23:40

Evento, coordenado pelo quartel de Petrópolis, contou com palestras, minicursos e workshop. Mais de 400 pessoas participaram das atividades

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio do quartel de Petrópolis (15º GBM), realizou o II Simpósio Internacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais entre os dias 4 e 8 de junho. O evento, que aconteceu na Cidade Imperial, contou com 18 palestras, apresentação de equipamentos, viaturas e inovações tecnológicas. Participaram do congresso mais de 400 pessoas entre professores, estudantes, agentes de Defesa Civil, integrantes de órgãos ambientes, além de bombeiros de corporações nacionais e internacionais.

As produções científicas apresentadas e aprovadas pela comissão do evento serão publicadas nos anais do simpósio e poderão ser consultadas por pesquisadores e estudiosos da área.  A banca foi composta por mestres, doutores e pós-doutores de instituições como o Instituto de Geociências (IGeo), o Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA), entre outros.

- Esta é a segunda edição do projeto, que já se transformou em referência nacional. Conseguimos uma feliz notoriedade. Os números falam por si. Todos já perguntam quando será o próximo – destacou o comandante do 15º GBM, tenente-coronel Ramon Camilo.

Durante a semana, a organização do simpósio arrecadou 100 quilos de alimentos, que foram encaminhados à Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Petrópolis para distribuição.

- O sucesso desta edição é compartilhado com todos os participantes, voluntários, palestrantes, expositores e militares que trabalharam tanto na organização quanto na execução – disse o coordenador-geral do evento, capitão Daniel Campos Correia.

Atividades complementares – O simpósio contou ainda com atividades complementares, como minicursos, com apoio da UFRJ, e o 1º Workshop de Queima Prescrita e Fogo de Supressão realizado pelo CBMERJ. O treinamento aconteceu no Parque das Águas Minerais Salutaris, em Paraíba do Sul, e foi aplicado pelo engenheiro Nuno Osório, comandante dos bombeiros profissionais do município de Figueira da Foz, em Coimbra, Portugal. Participaram do workshop militares da corporação fluminense, agentes da Defesa Civil, além de integrantes de órgãos ambientes e da prefeitura local e de Petrópolis.

– Foram ministradas técnicas e procedimentos largamente utilizados na Europa para prevenção e controle dos incêndios florestais. Foi uma capacitação voltada, principalmente, para o aprimoramento da nossa tropa – contou o tenente-coronel Ramon Camilo.