Secretário de Estado de Defesa Civil visita São João da Barra

Terça, 26 Março 2019 16:43

Objetivo foi avaliar o avanço do mar na região de Atafona e propor soluções para erradicar o problema

O secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey Jr., esteve, domingo (24.03), em São João da Barra. O objetivo da visita foi fazer um sobrevoo no Pontal de Atafona para uma avaliação in loco do avanço do mar na região, que está causando erosão sobre o continente. A situação é considerada grave. A proposta inicial é levar o problema ao conhecimento do Governo Federal e, junto com as demais esferas do Poder Executivo, dar uma solução definitiva para este fenômeno da natureza.

- Diferente dos desastres naturais que acontecem da noite para o dia, esse em Atafona acontece ao longo dos anos. Vi uma foto da década de 90, na qual existem duas ruas que, assim como outras, já foram dragadas pelas águas. Estamos articulando, junto ao Governo Federal e órgãos do Estado e do município, solução para minimizar os impactos do avanço do mar na localidade. É uma situação grave e de alto custo que precisa da união de esforços das três esferas do Poder Executivo para resolver o problema – destacou o coronel Robadey

A visita à Atafona foi um convite do deputado estadual Bruno Dauaire, prontamente atendido pelo governador Wilson Witzel. Também participaram da vistoria o subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, além de secretários municipais e representantes do Departamento de Recursos Minerais/Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro.