Sedec-RJ realiza nova edição do Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários

Sexta, 29 Março 2019 13:37

Realizada pela Esdec, instrução tem como objetivo preparar agentes para assegurar o bem-estar da população afetada em desastres naturais

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio da Escola de Defesa Civil (Esdec), realizou a 18ª edição do Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários entre os dias 18 e 22 de março. Trinta e dois alunos, de diversos órgãos que atuam e apoiam atividades ligadas ao tema, participaram da instrução, que tem como objetivo assegurar o bem-estar da população afetada durante ocorrências de desastres naturais.

Durante as 40 horas de carga horária, foram abordados assuntos como planejamento; acionamento e mobilização; recepção e triagem social; saúde mental e atenção psicossocial; rotina do abrigo temporário; promoção e atenção da saúde; cuidados nutricionais e desmobilização.

- Além do aprendizado em si, o curso também tem uma parte importante de apresentação e discussão de experiências vivenciadas. Essa troca de informações fomenta o conhecimento em busca da excelência nas atividades de Defesa Civil em prol da população – afirmou o diretor do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil, coronel Márcio Romano.

Fizeram parte da turma integrantes da Cruz Vermelha Brasileira; da Defesa Civil dos municípios do Rio de Janeiro, Pinheiral e Queimados; da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras; da Eletronuclear; do Processo Apell; da União dos Escoteiros do Brasil; e Rede Salvar, além de representantes da Sedec-RJ e do Corpo de Bombeiros RJ.