Sedec-RJ participa do III Encontro das Agências Municipais de Proteção e Defesa Civil da Baixada Fluminense

Terça, 30 Abril 2019 16:43

Representantes do Estado abordaram questões relacionadas à preparação de protocolos de respostas a desastres. Evento aconteceu em Queimados

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) participou, no dia 24 de abril, do III Encontro das Agências Municipais de Proteção e Defesa Civil da Baixada Fluminense. O principal foco no âmbito estadual foi apoiar as cidades na preparação dos protocolos de respostas a desastres.

– Este encontro ajudou a solidificar os protocolos relativos aos eventos adversos e ações com ênfase na prevenção de desastres – disse o coordenador regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense, major Samir.

Representantes do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) também participaram da reunião. Foi realizada uma apresentação da atuação do órgão por meio de um panorama com informações e estatísticas. O cadastro de gestores municipais no serviço de alerta por SMS também foi abordado.

– A troca entre a cidade e o Estado é imprescindível para as ações de Defesa Civil. É necessário que os municípios nos auxiliem com a transmissão dos dados para que possamos compreender as necessidades. Esse intercâmbio facilita o entendimento e a gestão das informações coletadas – destacou a diretora do Cemaden-RJ, tenente-coronel Silvia Santana.

A geóloga Aline Pimentel e a hidróloga Monique Marins, ambas do Cemaden-RJ, trataram sobre a importância do gerenciamento das informações em locais de ocorrências de natureza geológica e hidrológica.

Participaram do evento as agências municipais de Mesquita, Magé, Queimados, São João de Meriti, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Japeri e Guapimirim.