Secretarias de Estado de Defesa Civil e Ambiente promovem workshop sobre segurança em barragens

Segunda, 13 Maio 2019 11:05

Evento contribuiu para troca de experiências entre diversas entidades

As secretarias de Estado de Defesa Civil e Ambiente e Sustentabilidade promoveram, no dia 30 de abril, o I Workshop sobre Segurança de Barragens. O evento, que ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), discutiu por meio de apresentações e palestras questões como o embasamento legal e o cumprimento da legislação sobre barragens nos âmbitos estadual e federal, o papel das agências reguladoras, a tecnologia aplicada à segurança de barragens, e o caso do recente rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais.

De acordo com o subsecretário de Defesa Civil do estado, coronel Marcelo Hess, as discussões realizadas no encontro contribuíram para a troca de experiências entre os órgãos envolvidos como o Ministério Público Estadual, as agências fiscalizadoras, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA), as defesas civis municipais, entre outros.

- A Secretaria de Defesa Civil e Ambiente e Sustentabilidade entenderam que este tema era muito atual,  uma vez que tivemos o acidente de Mariana e agora, o de Brumadinho. Após o primeiro acidente, a Defesa Civil do estado do Rio já incluiu como complemento ao plano de emergência um planejamento de segurança em barragens. Agora estamos trabalhando a questão da regulamentação de lei que trata das barragens no estado  – disse Hess.

Segundo a secretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Renata Bley da Silveira de Oliveira, o evento faz parte de uma série de iniciativas com o objetivo de garantir a segurança das barragens localizadas no território  fluminense.

- Temos trabalhado de forma integrada para atingir os objetivos de segurança na política de barragens do estado do Rio de Janeiro,  tanto do ponto de vista da proteção civil quanto do ponto de vista da proteção do ambiente – afirmou.

Representantes da sociedade civil também estiveram presentes. O encontro foi transmitido ao vivo na página do Facebook da Secretaria do Estado do Ambiente e Sustentabilidade, disponível no link: https://www.facebook.com/ambiente.rj.gov.br/videos/2368198270087545/

Fonte: Portal GovRJ