Segurança de barragens: Sedec-RJ participa de seminário nacional na Bahia

Quinta, 30 Maio 2019 17:26

Comprometido e inserido nas novas discussões sobre o tema, órgão busca parcerias e revisões na legislação vigente

Com foco na segurança de barragens e com o objetivo de reduzir os riscos de desastres, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) tem desenvolvido e participado de diversas atividades. Entre os dias 20 e 23 de maio, o superintendente operacional, coronel Bruno Braga, e o diretor do Centro de Estudos e Pesquisas, tenente-coronel Rodrigo Werner, participaram do Seminário Nacional de Grandes Barragens, em Salvador, na Bahia.

O evento reuniu instituições públicas e privadas interessadas em estudos técnicos, aspectos ambientais, planejamento, projetos, construção e operação. Na ocasião, foram debatidos temas como legislação; procedimentos operacionais; novas técnicas de monitoramento e avaliação de comportamento; incidentes/acidentes; relacionamento com as comunidades; mudanças climáticas; simulados; e planos de emergência, de segurança e de contingência. Uma reunião com os coordenadores regionais de Defesa Civil também fez parte das atividades.

De acordo com o coronel Bruno Braga, a Sedec-RJ está comprometida e inserida nas novas discussões sobre a segurança de barragens e os atuais cenários. O órgão vem buscando parcerias, estabelecendo novos procedimentos de trabalho integrado e, até mesmo, propondo revisões na legislação vigente.

- Encontros como esse são de grande importância para troca de experiências, de modo a permitir a adoção das melhores práticas. Embora muito já tenha sido feito, o assunto merece ser ainda mais explorado, tendo como foco a redução de riscos e a proteção comunitária – destacou.

Também participaram do seminário representantes das defesas civis de diversos estados, além de consultores, empreendedores, professores e outros interessados.