Alerta por SMS: Sedec-RJ incentiva a ampliação do sistema em São João de Meriti

Quarta, 11 Setembro 2019 12:19

Ferramenta possibilita antecipação ao risco de desastres e evita vítimas e danos

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) participou, no dia 04 de setembro, de uma reunião com representantes do município de São João de Meriti. Em pauta, a importância da ampliação de cadastros no sistema gratuito de alertas por SMS. Trata-se de uma ferramenta que possibilita a antecipação ao risco de desastre, prevenindo vítimas e danos.

Durante o encontro, a equipe do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) abordou as formas de divulgação. Segundo dados do IBGE, São João de Meriti possui 458.673 habitantes. Atualmente, apenas 5,52% da população é cadastrada no sistema de Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP).

– É importante considerar fatores locais para planejar as estratégias de divulgação do método. Cada localidade possui suas peculiaridades e as técnicas utilizadas devem ser baseadas nessas características – explicou o coordenador da Redec Baixada Fluminense, major Samir Batista Fernandes.