Sedec-RJ participa de debate sobre riscos hidrológicos em Silva Jardim

Segunda, 16 Setembro 2019 10:59

Equipe verificou sistema de monitoramento utilizado no Rio Capivari

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ), realizou uma reunião para a ratificação dos protocolos de risco hidrológico no município de Silva Jardim. O evento aconteceu no dia 5 de setembro, no auditório do Ministério Público da cidade, com a presença do secretário da Defesa Civil de Silva Jardim, Ronilson Santos Silva, e do coordenador da Redec Baixada Litorânea, tenente-coronel Eric Lacerda de Schueler.

Na ocasião, foi promovido um debate sobre a multiplicidade de ocorrências nas bacias hidrográficas do Estado. A hidróloga do Cemaden-RJ, Monique de Faria Marins, destacou a importância da apresentação dos índices deflagradores de inundações da região.

– Os desastres relacionados aos riscos hidrológicos no Estado necessitam de projetos sistemáticos para prevenir desastres e alertar a população da melhor forma possível – destacou.

As equipes visitaram o Rio Capivari, no município de Silva Jardim, e verificaram as principais formas utilizadas pela Defesa Civil local na prevenção e monitoramento dos riscos hidrológicos.