Balanço: Sedec-RJ divulga dados de envio de alertas por SMS

Sexta, 04 Outubro 2019 13:50

Aproximadamente 15 mil novos cadastros foram contabilizados no 3º trimestre do ano

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), divulgou o balanço dos dados estatísticos do terceiro trimestre de 2019 de mensagens enviadas por SMS.

A ferramenta permite aos gestores de Defesa Civil a antecipação de alertas em situações adversas em todo o território fluminense. De julho a setembro, foram registrados aproximadamente 15 mil novos cadastros, em relação ao quantitativo computado nos seis primeiros meses do ano. Atualmente, o serviço conta com 1.233.035 CEPs inscritos.

Neste período foram emitidas 296 mensagens. As datas que registraram maior número de envios de alertas foram  16 de julho, 02 e 13 de agosto.  Arraial do Cabo, Mangaratiba, Bom Jesus do Itabapoana, Saquarema, Cardoso Moreira, Iguaba Grande, Macuco, Italva, Cabo Frio e São Sebastião do Alto foram os municípios com aumentos significativos de cadastros.

No ranking de maior percentual de CEPs inscritos estão Angra dos Reis, Mangaratiba, Nova Friburgo, Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Areal, Paraty, Maricá e Armação dos Búzios.

O Rio de Janeiro é o Estado pioneiro no envio de mensagens para celular com alertas e recomendações da Defesa Civil. Para o cidadão se cadastrar, é necessário enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da área de interesse. Uma mesma pessoa pode cadastrar quantos quiser, mas é necessário enviar um de cada vez. O serviço é gratuito.