Mensagem de fim de ano

Segunda, 30 Dezembro 2019 13:15

O ano que termina foi marcado por muitas conquistas. Também por comprometimento e abnegação. Esforços não foram poupados para que pudéssemos continuar nossos planos de expansão e melhorias para a corporação.

Trabalhamos em projetos e planejamentos logísticos e estruturais. Investimos em viaturas, equipamentos operacionais, capacitação da tropa, contratação de profissionais especializados para atuar na prevenção de desastres. Fomos contemplados com materiais oriundos do Gabinete de Intervenção Federal. Atuamos em operações fora do Estado. E aí destaco resgate e salvamento em Brumadinho e combate a incêndio em vegetação na Amazônia. Atendemos a grandes eventos que reforçaram nossa experiência e profissionalismo como o desabamento de edificações na Muzema, o incêndio no CT do Flamengo, o incêndio no hospital Badim, entre tantos outros pelo Estado. Participamos de operações em grandes eventos como Rock in Rio e Copa América.

Apoiamos municípios que enfrentaram situações adversas por conta de desastres naturais como Itaperuna, Guapimirim, Nova Iguaçu, por exemplo. Qualificamos agentes das cidades fluminenses que operam o sistema de alerta e alarme por sirenes. Ultrapassamos a marca de cem órgãos transportados para fins de transplantes. Tivemos um reforço no nosso canil, com a chegada dos heróis de quatro patas. Parcerias com outras secretarias  e instituições também foram destaques, como a implantação dos Colégios Militares e a realização de projetos sociais. Modernizamos o sistema regularização de edificações ao desburocratizar os processos. Lançamos o novo Código de Segurança contra Incêndio e Pânico. Também nosso tradicional Anuário. Aprimoramos a plataforma operacional de dados. Batemos recorde na arrecadação da taxa de incêndio.

Investimos na saúde de nossa tropa de seus dependentes e inativos, com ações diversas realizadas pelas unidades. Tivemos ampliação do número de leitos no hospital central. Realizamos campanhas de vacinação, de prevenção. Afinal, é nosso compromisso cuidar de quem cuida do próximo.

O ano de 2019 também ficará marcado pelas incertezas da Reforma da Previdência, pela redução do efetivo, pela dor da perda de quatro homens de nossas fileiras, que morreram em serviço.

Mas não podemos esmorecer. É preciso focar nos caminhos que levem às políticas e ações que beneficiem a instituição e a população fluminense. Confiamos plenamente nos valores dos nossos Verdadeiros Heróis, que demonstram garra dia a dia. E é com a força desse título, que vamos nos dedicar durante o ano de 2020 a encarar e vencer desafios. Vamos nos unir para materializar ideais.

Desejo a todos os meus comandados um ano repleto de realizações. Transmito uma mensagem especial de solidariedade a todas as famílias e companheiros de farda que perderam seus entes e amigos queridos. Espero que todos possam encontrar no simbolismo desta virada razões para acreditar que é possível renovar-se sempre.

Secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ – coronel Roberto Robadey Jr.