Defesa Civil do Estado entrega material de ajuda humanitária para cidades atingidas por chuvas

Sexta, 17 Janeiro 2020 00:38

Itens vão beneficiar população desabrigada em São Gonçalo e Barra Mansa

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) entregou material de ajuda humanitária às cidades de São Gonçalo e Barra Mansa que foram atingidas por fortes chuvas nos últimos dias. A ação  foi coordenada pelo Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC). Ao todo, cerca de 400 colchões e kits dormitório, com cobertor, lençol, travesseiro e fronha, foram distribuídos para as coordenadorias municipais. Os itens vão beneficiar a população desabrigada.

- Nossos agentes estão atuando nas cidades atingidas dando apoio para a gestão municipal e orientando sobre ações diversas para comprovação de danos e obtenção de recursos quando necessário. Seguimos monitorando, por meio do Cemaden-RJ, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos do território fluminense, alertando as prefeituras sobre situações adversas como chuvas fortes, inundações e possibilidade de deslizamentos - destacou o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey Jr.

Situação de Emergência

Até o momento, dois municípios solicitaram apoio à Sedec-RJ para procedimentos de execução da Decretação de Situação de Emergência: Nova Friburgo e Miguel Pereira.

Corpo de Bombeiros RJ

Por conta das chuvas do início da semana, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) atuou em ocorrências de corte de árvores e alagamento/inundação em diferentes localidades. A corporação é o braço operacional da Sedec-RJ e atende às emergências quando acionada. Os militares são altamente capacitados para o socorro em diferentes cenários de desastres em caso de necessidade.