Grupamento da Gávea celebra 92 anos

Terça, 18 Fevereiro 2020 17:17

Evento ofereceu serviços diversos e atividades lúdicas na Praça Santos Dumont

O Quartel da Gávea (25º GBM) celebrou 92 anos, no dia 14 de fevereiro, na Praça Santos Dumont.  Os militares ofereceram serviços gratuitos e atividades lúdicas diversas para marcar a data.  Palestras sobre primeiros-socorros, demonstração profissional, arvorismo, tirolesa,  exposição de materiais e equipamentos, além de aferição de pressão fizeram parte da programação.

O evento contou com a presença de alunos das escolas municipais e particulares do baixo Gávea, moradores e trabalhadores do bairro. E, segundo o comandante da unidade, tenente-coronel Carlos Rocha, o momento de maior comoção foi o hasteamento do Pavilhão Nacional ao som do Hino Brasileiro.

- O aniversário da unidade é dia 16. Mas preferimos comemorar em um dia útil para atrair, além do público escolar, os moradores e amigos do bairro - explicou o oficial, agradecendo o apoio de instituições privadas, da Associação de Moradores e Amigos da Gávea e da Subprefeitura da Zona Sul.

Também participaram do encontro o Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), a Diretoria de Socorro e Emergência (DSE), o 1º GBM - Humaitá e o  Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC).

Quartel Sustentável

O 25º GBM se destaca, além do serviço tradicional de salvamento e combate a incêndio, por ser pioneiro no quesito sustentabilidade. Com um trabalho iniciado no ano de 2017, a unidade é referência no uso sustentável da água da chuva. A parceria entre uma empresa de cisternas e o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro é parte do programa Quartéis Sustentáveis, um projeto que visa economia de recursos e adoção de ações conscientes tendo como lema a regra dos três Rs: reutilizar, reduzir e reciclar.