Corpo de Bombeiros do Rio promove fórum sobre incêndios em parceria com o CREMERJ

Quarta, 19 Fevereiro 2020 16:57
Evento debateu sobre prevenção e ações práticas em casos de incidentes

Representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) ministraram, no dia 15 de fevereiro,  palestras no fórum: Incêndios em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde: Estamos Preparados? O evento aconteceu na sede do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ).  Médicos e profissionais da área de saúde estiveram presentes para tratar sobre prevenção e ações práticas em caso de incêndios. No encontro, foram abordados temas como evacuação de pacientes, gerenciamento de stress dos profissionais em casos críticos e legislação de segurança contra incêndio.

Ao abrir o evento, o presidente do CREMERJ, Sylvio Provenzano, frisou a importância do assunto.

- Estou muito feliz pela parceria do CREMERJ com a corporação. Tenho certeza de que foi uma manhã muito proveitosa em termos de discussão e de entendimento dessas situações - declarou.

A primeira palestra, “Incêndios em estabelecimentos assistenciais de saúde: prevalência no Rio de Janeiro e aspectos relevantes”, foi proferida pelo coronel Rogério Casemiro. Ele apresentou pontos a melhorar nas análises de risco, sequências de evacuação, medidas obrigatórias, prevenções e outros. O coronel destacou também a utilização de manuais como os da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Casemiro mostrou ainda um comparativo com a Europa onde, mesmo com prédios mais antigos, foi possível diminuir o número de mortes com as devidas modificações.

Na segunda palestra, ministrada pelo major João Flavio Machado, foi apresentada uma linha do tempo com a evolução da legislação, das prevenções e a criação do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado do Rio de Janeiro (Coscip), em 1976. O major destacou ainda tipificações, normas e recomendações para edificações.

O terceiro bloco foi realizado pelo coronel Elcio Carvalho, que alertou sobre as percepções de riscos, como possíveis acidentes que não nos damos conta, e a importância do gerenciamento do estresse nos profissionais em eventos críticos. O profissional também mostrou conceitos básicos de ameaça, de vulnerabilidade e de risco.

A última parte foi ministrada pelo idealizador do evento e diretor geral de saúde da corporação, coronel Roberto Miura, que explicou como realizar a evacuação segura em ambientes com pacientes de UTIs, centros cirúrgicos e centros obstétricos. Miúra também falou da parceria com o CREMERJ.

- Eu agradeço ao CREMERJ pelo apoio para a abertura desse debate. E parabenizo a iniciativa de todos que aqui estão para discutir o tema na tentativa de minimizar a infelicidade que é um incêndio em uma instituição hospitalar -  disse.

Ao final, foi aberta uma sessão para debate.

Fonte: CREMERJ (com edição)
Foto: CREMERJ