Corpo de Bombeiros RJ divulga edital de admissão em colégios militares para o ano letivo de 2020

Quinta, 30 Abril 2020 19:50

Diário Oficial traz instruções reguladoras do processo para matrícula no primeiro ano do ensino médio regular

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informa que o edital com as instruções reguladoras do processo de admissão para matrícula no primeiro ano do ensino médio regular dos colégios do Corpo de Bombeiros Militar (CCBM), para o ano letivo de 2020, está publicado na edição de hoje, 30 de abril.

Para consultar, basta acessar o link abaixo. O conteúdo está disponível nas páginas 17 e 18.

Os colégios estão situados em Volta Redonda (I CCBM – Volta Redonda) e Miguel Pereira (II CCBM – Miguel Pereira) e atendem alunos e alunas. São unidades escolares de ensino médio regular, cujo curso tem duração de três anos (1º, 2º e 3º anos). Na grade curricular estão disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e disciplinas cívico-militares, com aulas ministradas de segunda a sexta-feira pela manhã, com complementação a tarde. Os colégios também oferecem a modalidade de Ensino a Distância (EaD), podendo, excepcionalmente, as atividades escolares serem complementadas nos dias de ponto facultativo, nos finais de semanas e nos feriados, de acordo com a necessidade do ensino.

No ano de 2020, serão oferecidas 60 (sessenta) vagas para o 1º ano do ensino médio regular na unidade no I CCBM – Volta Redonda e 60 (sessenta) na unidade do II CCBM – Miguel Pereira. As vagas oferecidas são destinadas aos candidatos oriundos da rede pública de ensino (federal, estadual ou municipal) ou, secundariamente, da rede privada de ensino (rede oficial de ensino), desde que tenham, no mínimo, 13  anos de idade até 01 de janeiro de 2020 e, no máximo, 16 anos de idade até 01 de janeiro 2020. Os candidatos devem, ainda, ter concluído com aproveitamento, sem dependência em nenhuma disciplina, o 9º ano do ensino fundamental.

Neste ano, a inscrição para a pré-matrícula e a solicitação de matrícula dos indicados e do cadastro de reserva serão realizadas pelos (as) responsáveis legais dos candidatos, de maneira totalmente on-line pelo site da corporação (www.cbmerj.rj.gov.br). Dessa forma, é importante estar atento ao disposto no calendário do referido edital.

I Colégio do Corpo de Bombeiros Militar de Volta Redonda - Avenida Professora Glória Roussin Guedes, S/N, Açude II - Volta Redonda

II Colégio do Corpo de Bombeiros Militar de Miguel Pereira - Avenida César Lattes, S/N, Parque Guararapes - Miguel Pereira.