Sedec-RJ e CBMERJ participam da Semana de Combate ao Lixo no Mar

Terça, 15 Setembro 2020 16:00

Militares vão palestrar em seminário on-line

Na Semana de Combate ao Lixo no Mar, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participam de um seminário on-line promovido pelo Instituto Ecológico Aqualung em parceria com a Marinha do Brasil.

Na próxima quinta-feira (17.09), das 10 às 12h, os militares vão compor um dos painéis on-lines do evento, com o tema "Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do RJ: Seus papéis e importâncias para o meio ambiente e a sociedade." Entre os conteúdos que serão abordados estão as implicações da poluição no serviço de salvamento marítimo; a importância de ações estratégicas na área de meio ambiente e sustentabilidade para a prevenção de acidentes; as múltiplas consequências do lançamento de resíduos nas áreas urbanas; a importância do monitoramento de desastres naturais e outros.

- Serão seis palestras de grande relevância e utilidade pública. É importante discutir os impactos do acúmulo de lixo e também formas de evitar e reverter essa situação - afirmou o coronel Roberto Robadey Jr, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ.

O Projeto Tatuí 2020 de Educação Ambiental vai contar com 10 painéis temáticos e cinco webinares até o dia 19 de setembro. Para acompanhar, basta acessar o endereço: https://www.youtube.com/channel/UClO8vFR_9aq1dRVNpigbKoA

Programação do painel Sedec-RJ/CBMERJ:

PAINEL: “DEFESA CIVIL E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RJ: SEUS PAPÉIS E IMPORTÂNCIAS PERANTE O MEIO AMBIENTE E A SOCIEDADE”

Moderador: Tenente-coronel Renato de Almeida Grigorovski, da Coordenação Especial de Ações do Meio Ambiente (CEAMA).

Título: “Lixo no mar e suas implicações no serviço de salvamento marítimo do CBMERJ”

Palestrante: Tenente-coronel Pedro Américo Gonçalves Ferreira Salvador, do Comando de Bombeiros de Área das Atividades de Salvamentos Marítimos (CBA XI).

Título: “A estrutura da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro nas ações de proteção e defesa civil junto aos municípios e comunidades”

Palestrante: Tenente-coronel Marcelo Sodré Watanabe, da Superintendência Operacional (SUOP).

Título: “Ações estratégicas em sustentabilidade e meio ambiente na Defesa Civil Estadual e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro”

Palestrante: Major Tiago Viana Leal, da Coordenação Especial de Ações do Meio Ambiente (CEAMA).

Título: “Monitoramento e alerta de desastres naturais: uma visão do meio ambiente”

Palestrante: Major Sidclei Gomes Gonçalves, do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ).

Título: “Múltiplas consequências de lançamento indevido de resíduos nas áreas urbanas com indicadores observados no mar”

Palestrante: Tenente-coronel Rodrigo Werner da Silva, do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil (ICTDEC).

Título: “A importância da integração na proteção ao meio ambiente, e o uso de ferramentas para gestão do risco e do desastre

Palestrante: Tenente-coronel Luiz Sergio Lima, do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC).