Oficiais combatentes do sexo feminino vão assumir importantes grupamentos operacionais da capital

Quinta, 01 Outubro 2020 18:10

Militares foram recebidas pelo governador Cláudio Castro nesta quinta-feira (01.10)

Pela primeira vez, o Corpo de Bombeiros terá mulheres oficiais combatentes à frente de grupamentos operacionais. As tenentes-coronéis Silvia Santana, Fabiana Cruz e Viviane Lenida vão comandar os quartéis de Vila Isabel, Jacarepaguá e Humaitá, respectivamente. Elas foram nomeadas pelo secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Leandro Monteiro, e recebidas pelo governador em exercício Cláudio Castro nesta quinta-feira (01.10).

- É uma honra trabalhar com as oficiais. Precisamos valorizar cada vez mais o trabalho das mulheres em diferentes áreas. Tenho certeza de que farão um grande trabalho - afirmou o governador em exercício.

O coronel Leandro Monteiro destacou a excelência das militares e o desafio que têm pela frente.

- Elas serão responsáveis pelas operações de três das mais importantes unidades da capital fluminense. É um privilégio poder contar com profissionais tão capazes e com tamanha competência para esta missão - disse o comandante-geral do CBMERJ.

Pioneirismo

As três já estão acostumadas a quebrar paradigmas. Elas entraram juntas na corporação, em 2001, na primeira turma feminina de oficiais combatentes do Corpo de Bombeiros RJ.

- Sabemos que temos um desafio imenso pela frente, mas a motivação está lá no alto! Agradeço a oportunidade que nos foi dada. Vamos fazer por merecer a confiança depositada pelo comandante-geral e pelo governador - declarou a tenente-coronel Lenida.

Também participou do encontro a major Rachel Lopes, primeira mulher comandante de aeronaves do Corpo de Bombeiros RJ.

TC Silvia Santana

Formada em Direito e mestranda em Segurança e Defesa Civil, a tenente-coronel Silvia Santana, de 37 anos, tem experiência nas áreas operacional e administrativa. Trabalhou por vários anos no socorro de Vila Isabel, unidade que assume agora, combatendo incêndios e integrando operações de busca e salvamento. Teve passagens pelo Hospital Central Aristarcho Pessoa e pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Até 2020, era diretora do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais da Secretaria de Estado de Defesa Civil. Recebeu duas medalhas na corporação, uma delas por bons serviços prestados.

"É uma honra fazer parte deste momento histórico. O CBMERJ está em constante evolução, sempre com o objetivo de prestar serviços de excelência para a população."

TC Fabiana

A tenente-coronel Fabiana, 42 anos, já teve a experiência de comandar uma unidade: o destacamento de Ilha Grande, quartel subordinado ao grupamento operacional de Angra dos Reis. Ao longo de quase 20 anos na corporação, também atuou na Chefia de Gabinete, na Diretoria Geral de Apoio Logístico e foi ouvidora-geral da Secretaria de Estado de Defesa Civil. Tem duas condecorações concedidas pela corporação.

"Comandar um grupamento é a coroação de toda a minha dedicação ao CBMERJ ao longo de 20 anos. Agradeço a confiança. Trabalharei para superar as expectativas."

TC Lenida

A tenente-coronel Lenida, de 37 anos, serviu por vários anos no quartel de Nova Iguaçu e no Quartel Central da corporação, no Centro do Rio, em missões de salvamento e combate a incêndios. Bacharel em Direito e pós-graduanda em Controle Externo pelo TCE-RJ, já atuou na Policlínica de Nova Iguaçu, na Secretaria de Comissão de Promoções do CBMERJ, na Subchefia Administrativa do Estado-Maior-Geral, na Chefia de Gabinete e na Assessoria de Controle Interno da Secretaria de Estado de Defesa Civil. Também colaborou com a Corregedoria Geral Unificada da antiga Secretaria de Estado de Segurança. Detém as medalhas Avante Bombeiro e Bons Serviços Prestados.

"Conquistamos nosso espaço. A competência de ninguém jamais será definida por seu gênero. As mulheres têm liberdade de escolher seu papel na sociedade."