Corpo de Bombeiros RJ inaugura a seção de Psicologia em Desastres

Sexta, 10 Setembro 2021 18:43

O novo espaço será utilizado como ponto de acolhimento para militares e familiares

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inaugurou, no Quartel Central, a seção de Psicologia em Desastres. A iniciativa é pioneira na corporação e tem como objetivo principal apoiar psicologicamente os militares que passam por situações extremas na rotina do seu trabalho.

De acordo com a psicóloga, tenente-coronel Eliane Cristine, responsável pela seção, o local também servirá como um ponto de acolhimento, onde os bombeiros e seus familiares poderão buscar orientação, encaminhamento, ou ainda, após situações relacionadas a desastres, passar por uma descompressão emocional. Afinal de contas,  os profissionais que atuam em equipes de emergências, em função da exposição a situações drásticas, além do perigo iminente e vulnerabilidade, precisam de atenção psicológica constante.

- Militares da linha de frente são emocionalmente impactados, tendo sua saúde mental e o bem-estar afetados potencialmente, possuindo maior risco de adquirir patologias psicológicas relacionadas ao estresse, como depressão, ansiedade e transtorno pós-traumático - complementa a oficial.

Para o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro,  para cumprir a missão, o profissional tem que estar bem preparado tecnicamente, fisicamente e psicologicamente.

- E esse é o objetivo da seção: apoiar emocionalmente o bombeiro para que ele possa conviver com as dificuldades e encarar as adversidades da forma mais equilibrada e saudável possível – destaca o secretário.

Produção: Equipe ACS