Corpo de Bombeiros RJ realiza ciclo de instruções de salvamento veicular

Quinta, 05 Maio 2022 18:21

Treinamento mobilizou 35 grupamentos do estado e capacitou militares para serem multiplicadores do conhecimento em suas regiões

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promoveu, nos dias 03 e 04 de maio, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), treinamento de salvamento veicular para cerca de 250 militares vindos dos 35 grupamentos distribuídos por todo território fluminense.

Nos dois dias de curso foram abordados temas como a mudança de paradigma no salvamento veicular, novas orientações quanto ao uso de EPI, novos equipamentos operacionais, as noções de segurança em local de ocorrência, a anatomia e a evolução automotiva, as táticas em salvamento veicular e o atendimento pré-hospitalar. A importância dessa ação se reflete nos números. No ano de 2021, o Estado do Rio de Janeiro contabilizou cerca de 37 mil e 516 ocorrências relacionadas ao trânsito.

De acordo com o Tenente-Coronel BM Bruno Luiz, os novos materiais e o design de veículos, juntamente com novas tecnologias, impulsionam o desenvolvimento de ferramentas mais modernas e, consequentemente, de novas técnicas de desencarceramento e resgate das vítimas.

- Os veículos automotivos mudaram muito nos últimos anos. Agora, temos modelos elétricos e híbridos e isso representa um desafio a mais para os militares. Temos que estar cientes dessas modernizações e o que elas significam na hora que estamos realizando os resgates – afirmou o militar.

Para o tenente-coronel Monnier, outra importante mudança operacional ocorrida nos últimos anos está na integração plena da equipe com os profissionais de saúde, que atuam simultaneamente durante o socorro. O foco é único na preservação da vítima.

A capacitação também tratou, especificamente, sobre o estado de saúde da vítima, informando sobre diversas avaliações imediatas que o bombeiro militar precisa saber fazer na hora de realizar o resgate, além de reconhecer situações críticas, aplicar ações emergenciais no interior do veículo, além de estar apto para retirada segura da vítima.

A próxima fase do treinamento ocorrerá em junho, com a aplicação das técnicas, na prática, em diferentes tipos de veículos automotores.