Comandante do Corpo de Bombeiros recebe medalha do Exército por atuação na catástrofe de Petrópolis

Quarta, 26 Outubro 2022 13:02

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros RJ, coronel Leandro Monteiro, recebeu, nesta terça-feira (25.10), a Medalha do Pacificador, em reconhecimento à ação da Corporação durante a catástrofe das chuvas em Petrópolis e pelo trabalho em parceria com o Exército Brasileiro. A cerimônia aconteceu no Quartel do Comando Geral e foi presidida pelo comandante militar do Leste, General de Exército André Luiz Novaes Miranda.

A Medalha do Pacificador é honraria cunhada pela primeira vez em 1953 para homenagear os 150 anos de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, e que destaca aqueles que prestaram serviços relevantes à sociedade e ao Exército Brasileiro.

Durante a cerimônia, o comandante militar do Leste relembrou a história das corporações coirmãs e destacou a atuação do secretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros RJ em Petrópolis, na ocasião das fortes chuvas que assolaram a cidade no início do ano, e que integrou as forças militares que compartilharam os desafios e dificuldades da missão.

- É uma honra representar o Exército nesta justa homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro na pessoa de seu comandante-geral, coronel Leandro Monteiro. No início do ano, quando a população esperava de nós uma resposta imediata, evidenciamos nossa missão comum que é a de construir pontes entre as nossas forças e a sociedade. Todas as burocracias foram rompidas e nosso trabalho em conjunto, juntamente com a coragem de nossa tropa, foram as virtudes que nos uniram no que foi um dos maiores desastres naturais de todos os tempos – avaliou o general.

Para o coronel Leandro Monteiro, a homenagem afirma os valores comuns entre as forças militares, baseadas na tradição, hierarquia, respeito, disciplina e materializa o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro em que é de vida alheia e riquezas salvar.

- É com muita honra que recebo esse reconhecimento. Além da catástrofe no município de Petrópolis, foram muitos os momentos em que tivemos o Exército Brasileiro como norte e parceiro incondicional. Receber a Medalha do Pacificador representa muito para o CBMERJ. Se nos tornamos merecedores dessa homenagem, significa que estamos no caminho certo, materializando resultados positivos que toda a sociedade fluminense espera e merece – afirmou o coronel Leandro Monteiro.

Fotos: Ricardo Cassiano