Capitã do CBMERJ conclui doutorado no Instituto Militar de Engenharia (IME)

Quarta, 15 Setembro 2021 17:24

A militar representou a instituição diante do Exército brasileiro tendo sua tese no campo da engenharia de controle aprovada no último dia 10

A Capitã Andréia Escudeiro marcou seu nome na história do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) ao concluir o doutorado no Instituto Militar de Engenharia (IME), instituição de vanguarda, reconhecida mundialmente pela sua excelência no ensino. Com o título “Engenharia de Defesa – Sistema de Comando e Controle Aplicado a Regulação de Urgências em Desastres Tecnológicos: Grupo de desastres relacionados a transporte de passageiros e cargas não perigosas, subgrupo transporte rodoviário”, a tese foi defendida no dia 10 de setembro. Mas, segundo a capitã, sua aproximação com o tema é antiga.

Em 2003, quando fiz o COSD (Curso de Operações e Salvamento em Desastres) tive o primeiro contato com a doutrina de comando e controle, me apaixonei pelo tema e acredito que agora, após a conclusão do doutorado, como militar da Escola de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM) eu possa contribuir academicamente e operacionalmente com a corporação, explica a capitã.

Segundo o comandante do ESCBM, Coronel Chrizantho Costa Cordeiro, é uma honra ter a oportunidade de poder trabalhar com a capitã Caldeira, militar que deve servir de exemplo para toda a corporação.

- Inteligência, humildade, atitude, foco e determinação são suas principais qualidades. A capitã é uma pessoa ímpar, que nos motiva, e passa agora também a ser uma referência para os alunos desta Escola. Ela reforça em todos nós que somos capazes de alcançar a excelência para o efetivo desenvolvimento institucional, disse o comandante da ESCBM.

Em seu percurso como bombeiro militar, a capitã destaca sua participação no desastre da Muzema, onde trabalhou ativamente nas buscas por sobreviventes, e afirma que os investimentos em formação técnica e conhecimento devem ser constantes para que um bombeiro militar possa enfrentar todas as situações adversas que aparecem no seu dia a dia.

- Sou médica e realizar o doutorado em Engenharia de Defesa não foi nada fácil, mas fazer a defesa da tese e me apresentar como Capitã Bombeiro fez toda a diferença. Quando saiu o resultado, passei uma mensagem de áudio para toda equipe de oficiais da ESCBM com a voz embargada. Eu não cabia em mim de tanta emoção.  Uma vontade de gritar aos sete cantos. Eu sou Bombeiro Militar e nós conseguimos! A vitória não é minha, mas de cada pessoa que me ajudou - finalizou emocionada.

Produção: Equipe ACS