Corpo de Bombeiros RJ realiza cerimônia de conclusão do Estágio Básico de Busca, Resgate e Sobrevivência

Quinta, 07 Outubro 2021 17:37

Cadetes foram recebidos em Guadalupe pelo comando-geral
Os cadetes do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) foram recepcionados, na tarde de 06 de outubro, no Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, após mais de 10 dias de exercícios na represa de Ribeirão das Lajes, em Piraí. Os militares concluíram o Estágio Básico de Busca, Resgate e Sobrevivência 2/2021 (EBBRS). Eles foram recebidos pelo secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Leandro Monteiro, e outras autoridades.

O programa de atividades contou com atividades de marcha a pé, obtenção e purificação de água, confecção de abrigos temporários, obtenção do fogo, confecção de armadilhas, navegação, natação utilitária, operações helitransportadas, orientação, buscas e resgates diurnos e noturnos, manipulação de animais peçonhentos, circuito de operações aquáticas, obtenção de alimentos de origem vegetal e animal e plantas medicinais, pesca, reparação da caça (abate e esfola), sinalização diurna e noturna e respostas em situação de estresse.

O secretário falou à tropa, discursando sobre a importância da formação e do compromisso da instituição e de cada um ali presente.

- Temos que estar preparados e equipados para atender à população. O que eu peço é somente uma coisa: amor pela farda. Estamos aqui representando o CBMERJ. Temos que honrar a nossa instituição e, por isso, eu falo que preciso muito mais de vocês do que vocês precisam de mim. Juntos, vamos entregar um CBMERJ melhor do que recebi - expôs.

O estágio contou com toda a equipe de instrutores da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II (ABMDP II), que se se dividiu com as atribuições diárias da própria Academia. Também contou com  grupos de apoio: guarda-vidas, profissionais da Saúde, equipes de rancho e de militares do Grupamento de Operações Aéreas (GOA).

De acordo com o comandante da ABMDP II, coronel Ronaldo da Luz Pereira, a turma 62 chega vitoriosa ao fim de mais um ciclo.

- Chegaram meninos e meninas e saem homens e mulheres. Os limites dos senhores estão muito além do que imaginam. Façamos o melhor sempre. Vivam suas lutas e vençam suas batalhas. Nós faremos de tudo para que isso aconteça - disse coronel Luz, em um discurso forte e emocionado.

O diretor geral de Ensino e Instrução da corporação,  coronel Marcus Belchior, também proferiu algumas palavras.

- Essa é a fase da carreira que nunca vamos esquecer. Um dos momentos mais marcantes na minha vida, junto ao nascimento dos meus filhos. Passamos por situações adversas como fome, sede, calor e frio intensos, além do cansaço físico e estresse psicológico extremo. E sobrevivemos. Estamos prontos para seguir e servir - finalizou Belchior.

Ao final da cerimônia, os cadetes deram as mãos e fizeram uma oração agradecendo pela união da turma e pela vitória conquistada.
 - Hoje podemos agradecer a Deus porque nossas preces foram atendidas. Voltamos com dores, cansados, mas gratos por toda essa experiência de vida. Que tudo que aprendemos sirva para nos fazer homens e mulheres,  comandantes de socorro, bombeiros de excelência - disse um dos alunos.
Produção: Equipe ACS
Fotos: Jessika Leal