Corpo de Bombeiros RJ promove III Simpósio de Prevenção de Desastres Terrestres e Aquáticos

Quarta, 17 Novembro 2021 19:56

Iniciativa acontece em Cabo Frio entre os dias 23 e 25 de novembro

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realiza, entre os dias 23 a 25 de novembro, em Cabo Frio, o III Simpósio de Prevenção de Desastres Terrestres e Aquáticos. A proposta do encontro é despertar a atenção dos participantes para o tema e incentivar a formação de uma cultura prevencionista na corporação e na sociedade.

A participação é aberta ao público interno e externo, como profissionais da saúde, guarda-vidas municipais, guardiões de piscina, profissionais da área de segurança do trabalho e estudantes.

- De modo geral, o público-alvo é todo aquele profissional da área de prevenção de acidentes e que busca novos conhecimentos que possam contribuir na sua atuação para evitar desastres, tanto em ambientes terrestres, quanto aquáticos, afirmou o comandante-geral do CBMERJ - coronel Leandro Monteiro.

Neste ano, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), além de militares do CBMERJ, o evento contará com a presença de personalidades de destaque da área de segurança que apresentarão as principais novidades sobre medidas de prevenção.

Entre as palestras que acontecerão nos três dias do simpósio estão “Monitoramento e Inspeção de Eventos com Drones”, no primeiro dia, às 11 horas, com Anderson Carolo, da FIRJAN; “Psicologia do Desastre”, às 8h30min, no dia 24, apresentada pela tenente-coronel Eliane Cristina (EMG), e encerrando as apresentações, no dia 25, às 10 horas, o tema será “Prevenção de Incidentes em Ambientes Aquáticos e a Cadeia de Sobrevivência”, do tenente-coronel da reserva David Szpilman (SOBRASA).

- Este ano, o evento vai agregar assuntos relacionados a acidentes terrestres e aquáticos para despertar a atenção para os devidos cuidados com os diversos tipos de ocorrências, destacando a importância das ações preventivas, a fim de se evitar a perda de vidas e bens, principal objetivo de um Bombeiro Militar - explicou o comandante-geral.

O primeiro simpósio de Prevenção de Desastres Terrestres e Aquáticos foi realizado em 2017, também na cidade de Cabo Frio. O tema central foi a prevenção e recuperação de vítimas de afogamento. O segundo, em 2018, na cidade de Campos dos Goytacazes, tratou de questões relacionadas à prevenção de acidentes aquáticos.

Inscrições: https://www.even3.com.br/simposioprevencaodesastres/

Equipe ACS