Além do reconhecimento de área operacional, a capacitação visa à preparação dos militares para atuação em situações adversas
Bombeiros do 1° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA – Alto da Boa Vista) participaram, no dia 29 de outubro, do Treinamento de Ações Táticas em Ambiente Natural (Tatan) na Floresta da Tijuca. Além do reconhecimento de área operacional, a capacitação visa à preparação dos militares para atuação em situações adversas. A atividade aconteceu na trilha Transcarioca e foi batizada de ´Operação Primatas´.
De acordo com o comandante do 1º GSFMA, tenente-coronel Feliciano Suassuna, o Tatan tem o objetivo de fortalecer a doutrina operacional da unidade nas ações emergenciais em áreas remotas, quando é necessário o emprego de tropa terrestre.
– Aliado à técnica, o condicionamento físico dos nossos militares está diretamente ligado ao sucesso das operações em ambientes de mata, floresta e montanhas. É necessário que eles estejam preparados para enfrentar situações adversas, como condições meteorológicas desfavoráveis, progressões demoradas, peso de equipamentos, entre outros. Os treinamentos aperfeiçoam os atributos inerentes a cada especialização e reforçam a máxima ‘treinamento continuado, bombeiro preparado’ – destacou.
Edição: Equipe ACS