Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Operadores de embarcações do Corpo de Bombeiros RJ participam de encontro na Barra da Tijuca

Houve simulações de socorro com motos aquáticas e botes de resgate

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, no dia 4 de novembro, um encontro que reuniu operadores de embarcações de resgate da corporação. O evento aconteceu no Grupamento Marítimo da Barra da Tijuca (2° GMar) com a participação dos militares dos quatro Grupamentos Marítimos (1º, 2º, 3º e 4° GMar), do quartel de Campos dos Goytacazes (5° GBM), do Destacamento de Saquarema (DBM 1/27) e do Destacamento de Ilha Grande (DBM 2/10).

 

Os militares operaram motos aquáticas e botes, simulando socorros na área de arrebentação, costão, entrada e saída do canal. Os participantes realizaram também uma competição de bote de resgate, tradição em serviços de salvamento aquático do mundo. A prova consistiu em um circuito feito em dupla, percorrido com boias, que simulava procedimentos de patrulhamento e de socorro. O vencedor é aquele que completa o trajeto em menos tempo, com menor número de erros.

 

De acordo com o comandante do CBA XI – Atividades de Salvamentos Marítimos, coronel Rodrigo da Silva, este tipo de atividade é muito importante para o desenvolvimento do serviço nas praias fluminenses.

 

– É um momento de troca de experiências profissionais em que os militares expõem histórias de atuações em ocorrências e debatem técnicas e táticas. Protocolos são padronizados – reforçou o oficial, acrescentando que os grupamentos, em breve, receberão novas motos aquáticas.

 

Para o subtenente Charles Martins, do 2° GMar, guarda-vidas há 30 anos, o evento é motivador.

 

– Retornamos para nossas unidades com procedimentos padronizados e atualizados, prontos para realizar as missões nas operações de resgate – explicou.

 

Edição: Equipe ACS

Operadores de embarcações do Corpo de Bombeiros RJ participam de encontro na Barra da Tijuca
Pular para o conteúdo