Treinamentos focam na capacitação para atendimento pré-hospitalar. Aulas acontecem na área operacional do quartel da Ilha do Governador
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebe, até o dia 13 de dezembro, militares da Marinha do Brasil para estágio operacional com foco em atendimento pré-hospitalar. O objetivo é atualizar e capacitar os profissionais para prestarem os primeiros-socorros a uma vítima.
As aulas práticas são realizadas durante o acionamento das ambulâncias para eventos de atendimento pré-hospitalar. Os militares da Marinha compõem a guarnição. Já as instruções teóricas acontecem no quartel da Ilha do Governador (19º GBM) e no destacamento do Fundão ( DBM 1/19). Entre os temas da programação estão: suporte básico de vida; queimaduras; traumas como amputação, esmagamento e traumatismo raquimedular; emergências cardiológicas; afogamento; PAF (projétil de arma fogo); choque elétrico; acidentes com animais peçonhentos; deglutição de corpos estranhos e obstrução de vias aéreas.
– É uma honra poder receber integrantes de uma instituição tão importante por meio desta parceria. O aprimoramento dos conceitos teóricos e práticos é a base da nossa estratégia operacional e, neste caso, ajuda no estreitamento da relação entre as instituições – disse o comandante do 19º GBM, tenente-coronel Bernardo Montella da Motta.
Produção: Equipe ACS.