Alunos fizeram intercâmbio no Espírito Santo
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, no dia 7 de janeiro, a formatura da 9ª turma do Curso de Especialização de Combate a Incêndio Urbano (CECIU). A solenidade aconteceu no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento (CEICS), em Guadalupe. Dez alunos foram capacitados, durante seis semanas de instrução.
O objetivo da programação é a aquisição de novas técnicas relacionadas a incêndio e salvamento. Os militares, além de adquirirem o aprendizado, são elementos multiplicadores para as guarnições de serviço nas unidades operacionais do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o comandante do Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (CIEB), tenente-coronel Leonardo Campos, esta edição foi diferenciada por conta da pandemia.
– Investimos em precauções e cuidados antes e durante as aulas: avaliação médica diária de rotina; testagem dos alunos e coordenação do curso; higienização redobrada de equipamentos – ressaltou Campos.
Intercâmbio – A turma do CECIU realizou, na penúltima semana da programação, um intercâmbio de conhecimento no Espírito Santo. Segundo os próprios alunos, a corporação capixaba tem expertise neste tipo de treinamento: simuladores Sweden Survival System, Fases I, II, III e V.
– Os participantes foram submetidos a situações muito próximas da realidade e tiveram que colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos desde o primeiro dia de curso: desenvolvimento do incêndio, leitura da fumaça, técnicas de aplicação da água, busca e salvamento, estratégia e tática em operações de combate a incêndio urbano – descreveu um dos instrutores, tenente João Bussad.
– Além da parte técnica, tivemos a oportunidade de realizar um intercâmbio cultural e conhecer os militares do CBMES, instituição que capacitou os nossos primeiros instrutores – lembrou o capitão Felipe Oliveira, coordenador do curso.
Produção: Equipe ACS