Corpo de Bombeiros RJ lança guia com orientações em saúde mental para bombeiros

Cartilha elaborada pela seção de Psicologia em Desastres oferece dicas de como identificar e cuidar de distúrbios diversos. Esta edição foca também em questões relacionadas à pandemia

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) lançou, este mês, a sétima edição do Guia de Orientações em Saúde Mental. O material inclui um novo capítulo que aborda questões que envolvem o trabalho da corporação durante a pandemia.

Com a premissa de que a saúde mental é essencial para salvar vidas, o guia chama a atenção para sintomas muitas vezes despercebidos, como alteração do sono e apetite, perda de prazer ou alegria em atividades antes consideradas estimulantes, além de oferecer orientações de como identificar esses distúrbios, de que maneira praticar o autocuidado e onde procurar ajuda para enfrentar a questão.

Para a elaboração da cartilha Orientações em Saúde Mental para Bombeiros Militares em Tempos de Pandemia, a seção de Psicologia em Desastres considerou a natureza do trabalho da corporação bastante intenso e com situações de risco sempre presentes. Também avaliou a questão do luto vivenciado por milhares de pessoas, com o aumento significativo do número de mortes e acometimentos de toda ordem em função da Covid-19.

– Escolhemos janeiro para lançar a cartilha e para falarmos de Saúde Mental porque nas campanhas de prevenção de doenças e manutenção de saúde, o primeiro mês do ano é definido pela cor branca e traz um alerta sobre a saúde mental. Também culturalmente e simbolicamente, as pessoas o elegerem para um novo recomeço, estabelecendo novas metas, buscando novas atitudes e criando novos hábitos. A cor branca está associada à idéia de uma tela em branco onde podemos desenhar novas possibilidades na vida – define a psicóloga da corporação, tenente-coronel Eliane Cristine

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe uma definição oficial para o conceito de Saúde Mental. O termo está relacionado à forma como as pessoas reagem às demandas, desafios e mudanças da vida, sobretudo, ao modo como elas harmonizam seus pensamentos e emoções.

A primeira campanha junto aos bombeiros militares surgiu em 2014 por iniciativa de um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais e, hoje, acontece em todo Brasil, promovida, principalmente, por profissionais de Saúde das diferentes corporações.

A cartilha Orientações em Saúde Mental para Bombeiros Militares em Tempos de Pandemia está disponível no site do CBMERJ

Clique aqui e baixe a sua cartilha!

Produção: Equipe ACS

Corpo de Bombeiros RJ lança guia com orientações em saúde mental para bombeiros