Bombeiros realizaram instruções de primeiros-socorros, técnica de pilotagem e manutenção básica
No mês de conscientização para a redução de acidentes de trânsito (Maio Amarelo), o Destacamento de Motociclistas (DBM/Mot) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promoveu, nos dias 28 e 29 de maio, oficinas de primeiros-socorros, técnica de pilotagem e manutenção básica abertas ao público civil. A ação aconteceu na Cidade Universitária (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
As aulas reuniram cerca de 60 inscritos divididos, por dia, em turmas de homens e mulheres. Cada participante levou a sua própria motocicleta para colocar em prática as atividades.
O objetivo da iniciativa foi promover instruções em prol da segurança viária. Entre os conteúdos destacaram-se balizamento do trânsito, fluidos hidráulicos, níveis de óleo, posicionamento nas curvas, uso correto dos freios, entre outros.
Segundo um dos instrutores do DBM/Mot, 3º sargento Nascimento, foi gratificante a troca de experiências e o contato com o público civil.
– Entendemos um pouco mais das necessidades destes motociclistas, especialmente as mulheres. Com isso, focamos em dificuldades, emplacamos desafios e os alunos se saíram muito bem. Vimos como eles se desenvolveram, apesar de apenas um dia de ensinamentos. Esperamos proporcionar novas edições porque acredito que a educação no trânsito é capaz de evitar muitos acidentes – disse o militar.
Para a motociclista Silvana da Costa Santiago, a organização do evento foi impecável, com muito aprendizado. Ela agradeceu a oportunidade.
– Vivi um dia com um staff incrível do CBMERJ e na companhia de mulheres inspiradoras – elogiou a integrante da turma feminina.