Militares vão reforçar o efetivo nas praias de todo território fluminense. Cerimônia ocorreu em Guadalupe
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta sexta-feira (27.08), no Complexo de Ensino Coronel Sarmento, formaturas do Curso de Formação de Soldado Guarda- Vida/2019 e Curso de Salvamento no Mar/2020 (CSMar). O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, foi o anfitrião da cerimônia, ao lado do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcelo Pinheiro, do diretor geral de Ensino e Instrução, coronel Marcus Belchior, e do comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Praças, coronel Ronaldo de Jesus Maia.
A solenidade contou com a entrega dos distintivos pelas autoridades para os três primeiros colocados de ambos os cursos e uma homenagem póstuma ao capitão Ítalo dos Santos.
De acordo com o coronel Leandro Monteiro, é uma honra participar desta cerimônia.
– Hoje foi um dia de muita emoção. Dia das formaturas do Curso de Formação de Soldado Guarda- Vida e Curso de Salvamento no Mar. Tenho orgulho de me dirigir a essa tropa especializada para dizer que muito da credibilidade na nossa corporação se deve ao trabalho dos guarda-vidas que conquistam, ano a ano, a confiança da população. Parabéns a todos os militares que, com talento, dedicação e devoção, conquistaram mais um passo na vida e na carreira. Reforçamos o nosso efetivo e capacitamos homens que são verdadeiros heróis – concluiu.
O comandante parabenizou, ainda, os familiares destes militares.
– Estes cursos são árduos. E exigem muito compromisso destes profissionais. Dedico meus agradecimentos a estas famílias que emprestaram seus corações ao CBMERJ e reconhecem o sacrifício e a abnegação com acolhimento e apoio constante – disse ele.
A formatura teve um momento especial em memória do capitão Ítalo dos Santos, que morreu acidentalmente durante o programa.
– Tenho certeza de que ele está aqui acompanhando cada palavra proferida e vibrando juntos aos seus colegas. Honramos a memória desse eterno companheiro e herói do Corpo de Bombeiros do Rio – afirmou o secretário.
O 1º tenente Ruann Carlos Mattos foi o primeiro colocado no Curso de Salvamento no Mar e não escondeu o orgulho pela conquista.
– A minha sensação aqui é de dever cumprido. A expectativa é honrar minha missão de resgate e salvamentos marítimos por onde eu for – falou o militar.
Produção: Equipe ACS