Ricardo Cravo Albin foi convidado para ser curador do grupo
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu, na tarde de 15 de setembro, no Quartel Central da corporação, a visita de Ricardo Cravo Albin, considerado um dos maiores pesquisadores da música popular brasileira, fundador do Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro, e criador do Instituto Cravo Albin.
O historiador, acompanhado do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro; do jornalista e produtor cultural, Cláudio Magnavita; do ator e escritor Sérgio Fonta e do assessor da Subsecretaria de Parceiras e Concessões da Seplag, Cássio Castro, fez uma visita guiada pelo Museu Histórico do Corpo de Bombeiros e, em seguida, acompanhou uma audição exclusiva da banda sinfônica da corporação. O grupo apresentou cinco composições de autoria de Anacleto de Medeiros, fundador e primeiro maestro da banda.
– Não há uma pessoa que goste de Música Popular Brasileira que não se emocione com os músicos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Essa é uma das bandas mais tradicionais da MPB. Com esse grupo, fundado por Anacleto de Medeiros, um dos maiores e mais originais maestros que o país já teve, nasceu a qualidade musical carioca – declarou Ricardo Cravo Albin.
Para o comandante da corporação, coronel Leandro Monteiro, o encontro marca um novo momento da banda:
– Convidamos Ricardo Cravo Albin para ser nosso curador. Já estamos fomentando alguns projetos e, com seu talento e experiência únicos, nos tornaremos uma das melhores orquestras do Brasil – disse o coronel.
Produção: Equipe ACS