Incursão mapeou as condições gerais dos 12 quilômetros da trilha Cobiçado-Ventania
No dia 18 de outubro, bombeiros militares dos quartéis de Petrópolis, Itaipava e Três Rios realizaram uma marcha de reconhecimento das trilhas que compõem a travessia entre as localidades do Cobiçado e Ventania, na região do Caxambu, em Petrópolis.
O objetivo principal da incursão, que teve duração de seis horas, foi verificar as condições gerais dos 12 quilômetros da trilha, avaliar os possíveis riscos e, ainda, mapear com o auxílio de equipamento de GPS os pontos críticos do local, como fontes de captação d’água, barragens e áreas de pouso para helicóptero.
De acordo com a tenente-coronel Elisângela Francisca de Matos, comandante do 15º GBM, devido à facilidade de acesso, a marcha Cobiçado-Ventania, popularmente conhecida como Travessia, é uma das mais freqüentadas de Petrópolis e já foi palco de diversos eventos de salvamento de pessoas nos últimos anos.
– O reconhecimento auxilia o trabalho da tropa nas missões de salvamento na região. É importante advertir que a trilha é difícil e que os visitantes devem sempre procurar orientações sobre as condições de acesso na sede do parque e buscar o apoio de um guia experiente – alertou a comandante.
Equipe ACS