Profissionais apresentaram palestras, realizaram exames e promoveram atividades físicas

A Diretoria Geral de Saúde (DGS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, em 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, diversas ações com objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção da doença. Os profissionais de Saúde da corporação apresentaram palestras, realizaram exames e promoveram atividades físicas. No Brasil, as estimativas mais recentes indicam que 16,8 milhões de pessoas sofrem com a enfermidade, cerca de 7% da população.

– A melhor forma de prevenir o diabetes é manter comportamentos saudáveis no dia a dia. É fundamental praticar atividades físicas regularmente, por no mínimo 30 minutos e manter uma alimentação equilibrada, comendo verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas; reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras e evitar o consumo de álcool, tabaco ou qualquer outra droga – afirmou a coronel Simone Simões, diretora geral de Saúde do CBMERJ.

Segundo a oficial, aqueles que são diagnosticados com diabetes recebem a orientação de passar a monitorar com frequência seus índices de glicose e, além da mudança de hábitos para conter o avanço da doença, também são informados sobre a medicação adequada e diversas outras indicações que ajudam a melhorar a qualidade de vida do paciente, já que a doença tem consequências que podem chegar até a comprometer a mobilidade.

O comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, destacou a importância da atuação da Diretoria Geral de Saúde em ações desse tipo. 

– Pretendemos estar cada vez mais presentes e próximos dos nossos bombeiros, além de criar na corporação uma cultura de prevenção que, com certeza, se refletirá na comunidade – afirmou o coronel Leandro.

 

Equipe ACS