Secretário de Defesa Civil acompanha governador em visita ao Norte Fluminense

Autoridades avaliaram impactos da chuva em São João da Barra, prestando o apoio necessário à população e às Prefeituras

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros RJ, coronel Leandro Monteiro, acompanhou, na manhã desta quinta-feira (13.01), o governador Cláudio Castro na visita a municípios da região Norte Fluminense. A força da água do Rio Paraíba do Sul rompeu um dique nas proximidades de Barcelos, atingindo parte da BR-356, em São João da Barra. Na ocasião, o governador anunciou a liberação de R$ 20 milhões para obras de reparo nas localidades afetadas.

A cheia no Rio Paraíba do Sul provocou o rompimento do dique de Barcelos,  interrompendo o tráfego em um trecho da BR-356. Sete pontes na localidade ficaram comprometidas e precisam de maquinário específico para fechar o buraco.

– Já autorizei o recurso imediato de R$ 20 milhões para o trabalho emergencial do dique de Barcelos. Assim que eu soube do problema, relatado pela prefeita Carla Machado, determinei à nossa equipe a limpeza das ruas e vias para que a água escoe o mais rápido possível e a vida da população volte ao normal – disse o governador Cláudio Castro.

O governador ressaltou ainda o Programa Pacto RJ, que está reformando todas as estradas estaduais, e o trabalho do Comitê das Chuvas, que vem dando apoio às prefeituras desde dezembro.

– Só em 2021 foram R$ 200 milhões em desassoreamento de rios, realizado pela Secretaria Estadual do Ambiente, e R$ 50 milhões em contenção de encostas. O governo está fazendo a sua parte no preventivo – concluiu Cláudio Castro.

– Nossos agentes seguem acompanhando os efeitos da chuva na localidade, prestando  o apoio necessário à população e às Prefeituras. Estamos colocando em prática o Plano de Contingência para Chuvas de Verão 2022 – disse o coronel Leandro Monteiro.

Os secretários de Governo, Rodrigo Bacellar; de Cidades, Uruan Cintra de Andrade; e do Ambiente, Thiago Pampolha, estiveram ao lado do governador na visita a Barcelos para definirem, juntos, novas ações a serem adotadas.

Texto em parceria com ascom GOV RJ
Secretário de Defesa Civil acompanha governador em visita ao Norte Fluminense