Governo do Estado realiza missa em memória às vítimas de Petrópolis, um mês após a tragédia provocada por chuvas

Cerimônia reuniu cerca de mil pessoas no Palácio Guanabara e foi marcada por clima de solidariedade, esperança e homenagens

O Governo do Estado realizou, na terça-feira (15.03), uma missa pelas vítimas da tragédia provocada pelo temporal que devastou Petrópolis,  na Região Serrana, há um mês. Cerca de mil convidados assistiram à cerimônia, conduzida por Dom Gregório Paixão, bispo diocesano de Petrópolis, nos jardins do Palácio Guanabara. O governador Cláudio Castro esteve ao lado do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral, coronel Leandro Monteiro, recebendo os presentes.

Durante a missa, marcada por ‘toque de silêncio’ e um clima de emoção e solidariedade pelos 233 mortos na catástrofe – ainda há quatro pessoas desaparecidas no Morro da Oficina e em rios da cidade -,  foi lida uma nota de pesar do comando-geral do Corpo de Bombeiros, após execução do Hino Soldado do Fogo. O toque de silêncio foi replicado por todos os quartéis do estado ao mesmo tempo, em sinal de condolência às vítimas e seus familiares.

Homenagens a bombeiros, sociedade civil e servidores

Na solenidade, bombeiros, membros da sociedade civil e servidores que atuaram no município, salvando vidas, à procura de vítimas ou em serviços pela retomada da cidade, receberam as medalhas “Mérito Avante Bombeiro” e “Mérito da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro”. Cinquenta e cinco bombeiros militares ainda trabalham em Petrópolis em locais soterrados e vistoriando diariamente os rios Palatinato, Quitandinha e Piabanha.

– Cada um de nossos militares foi corajoso, abnegado e encarou o desafio rumo ao compromisso de salvar vidas. Nossa corporação tem um planejamento extremamente técnico. Contamos, ainda, com cerca de 200 militares de outros estados que estiveram conosco. As buscas em Petrópolis seguem acontecendo porque as famílias ainda precisam ser consoladas. Não paramos em nenhum momento – ressaltou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, agradecendo a todos que se envolveram nos trabalhos e na reconstrução da cidade.

Alex Sandro Condé representou as vítimas em uma homenagem em nome de todas. O homem de 42 anos, evangélico, perdeu três entes queridos: o filho Kaíque, de 18 anos, o irmão Ivan, de 34, e o amigo de infância Thiago, de 35. Ele ficou conhecido por levar palavras de conforto, compaixão e assistência às demais vítimas mesmo após passar por sua grande perda.

O governador expressou seu sentimento de pesar pelas mortes e destacou o apoio do Governo do Estado às famílias e sobreviventes.

– Ao lembrar da tragédia, cada vida perdida será uma cicatriz na nossa alma. Mas ver cada cidadão sendo atendido e recebendo a ajuda do Estado mostra a importância desse trabalho. Temos uma responsabilidade e um compromisso: não sair da cidade antes que Petrópolis tenha retornado à sua normalidade. Além disso, seguiremos com os projetos de infraestrutura, ambiente e de habitação – afirmou Castro.

O bispo também proferiu palavras de esperança e gratidão.

– O momento é solene, grave, mas de profunda oração. Uma tragédia aconteceu. Algo terrível. Mas houve também muita solidariedade. Em 12 horas, muitos subiram para ajudar. Estou aqui unindo a voz de todos os petropolitanos para dizer: obrigado, gratidão, nós amamos vocês. Agradeço ao governador pelo convite para celebrar essa cerimônia, a todos vocês e ao povo petropolitano – disse Dom Gregório Paixão, bispo da Arquidiocese de Petrópolis, durante a missa.

Missão Petrópolis

No ápice das operações de socorro, foram empregados 500 bombeiros fluminenses por dia, em média. As ações emergenciais foram desencadeadas em até 100 pontos simultâneos de buscas. A tropa fluminense foi auxiliada por 155 bombeiros de 20 estados. Sessenta cães-bombeiros auxiliaram os grupamentos em busca de vítimas em encostas e em mais de 50 quilômetros de rios.

Graças aos esforços da corporação e de voluntários, 24 pessoas foram resgatadas com vida numa área equivalente a 100 mil metros quadrados. Drones, helicópteros e 270 máquinas completaram a força-tarefa em Petrópolis ao longo das últimas semanas.

Fotos: Jessika Leal