Iniciativa celebra convênio de auxílio mútuo firmado entre a corporação fluminense e o Corpo de Bombeiros Militar MS
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), em conjunto com o Grupamento de Operações Aéreas (GOA), enviou uma comitiva de oficiais para o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul (CBMMS) para participar do estágio prático de pilotagem de aeronaves de asa fixa. A iniciativa foi viabilizada por meio de um convênio de auxílio mútuo firmado entre as duas corporações.
Para a participação no treinamento foram destacados três pilotos do CBMERJ, que já possuíam as habilitações exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O estágio operacional de voo teve início em março e possui previsão de término no mês de agosto, podendo ser estendido por um prazo maior.
Na atividade inicial, os oficiais fluminenses foram recepcionados e receberam as boas-vindas do comandante. Em seguida, percorreram as dependências do Grupamento de Operações Aéreas do CBMMS e conheceram seus aviões para, logo depois, receberem as primeiras instruções de solo e informações sobre a aeronave modelo Cessna 206H, além de entrarem em contato com os procedimentos de segurança adotados pela instituição, as particularidades das operações aéreas no pantanal mato-grossense e as simulações de práticas de voo que fazem parte da rotina da unidade visitada.
Já no primeiro dia de treinamento foi possível a participação dos pilotos do CBMERJ na condução de uma aeronave durante operação real que transportou uma equipe de veterinários para o município de Bataguassu-MS, situado a 330 km de Campo Grande-MS. A equipe estava empenhada na captura de uma onça-pintada em área urbana.
No decorrer do período de estágio, os militares do CBMERJ vão desempenhar a função de segundo piloto e piloto em comando, conduzindo as aeronaves da corporação mato-grossense nas mais diversas operações, adquirindo, assim, novas experiências que serão empregadas no dia a dia da atuação profissional.
– Sem dúvida, esta interação entre o CBMERJ e o CBMMS será essencial não só para a preparação e o aperfeiçoamento dos pilotos de asa fixa, mas também para promover novas possibilidades de atendimento à população fluminense por meio do modal aéreo, em especial o avião, vetor de grande relevância nas operações dos bombeiros militares em nosso estado – relatou o tenente-coronel Felipe Monteiro, piloto do CBMERJ e integrante do estágio operacional de voo.