Inovação tecnológica busca cruzar informações, gerando indicadores para orientar ações coordenadas e direcionadas
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promoveu, no dia 4 de fevereiro, uma reunião de alinhamento estratégico entre os diretores-gerais da corporação no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O objetivo do encontro foi estruturar o Programa 4.0 de Gestão da corporação. Na ocasião, estiveram presentes cerca de vinte gestores do CBMERJ, lotados nas mais variadas áreas, como: Finanças, Logística, Recursos Humanos, Saúde e Assistência Social.
Entre as metas dessa primeira etapa do programa, está o reconhecimento do fluxo de trabalho das diferentes seções, que compõe a primeira fase do projeto que é a de diagnóstico.
Ao término das etapas pré-estabelecidas pela equipe de coordenação, o trabalho seguirá em busca de garantir celeridade aos processos internos e de formalizar indicadores de acompanhamento de performance.
Para o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, a inovação tecnológica, através do uso das ferramentas relacionadas à indústria 4.0, é imprescindível para o cruzamento de informações que se traduzam em números “inteligentes” e que vão orientar ações coordenadas e direcionadas.
– Precisamos analisar a grande variedade de dados que a corporação dispõe, processá-los e transformá-los para que eles nos ajudem na tomada de decisões para, com isso, melhorarmos nossos resultados. Esse conhecimento, além de beneficiar o nosso público interno, vai favorecer a população que conta, 24 horas, com a excelência de nossos serviços – afirmou o comandante.