Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Corpo de Bombeiros Militar RJ celebra 20 anos da Diretoria Geral de Assistência Social (DGAS)

Equipes trabalham em três pilares principais: Capelania, Psicologia e Serviço Social

 

Em uma cerimônia ecumênica, a Diretoria Geral de Assistência Social (DGAS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) celebrou, no dia 1º de abril, no Museu Histórico da corporação, os 20 anos de atuação da Diretoria Geral de Assistência Social (DGAS) em prol dos bombeiros militares ativos, inativos e de seus familiares.

– O DGAS sempre teve um papel fundamental para nossa tropa: homens e mulheres da ativa e aqueles que já entraram para a reserva, mas que não perdem o vínculo com a corporação. Por essas pessoas, continuaremos nossa jornada para desempenhar nossa função regimental e também  antever desafios, sempre acolhendo, solucionando ou mitigando questões que nos são trazidas diariamente – afirmou o coronel Marcus Belchior que, na ocasião, representou o comandante da corporação e secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro.

Fundada em 27 de março de 2002, como Diretoria Geral de Inativos, Pensionistas e Assistência Social (DGIPAS), a Assistência Social, em 14 de maio de 2003, ganhou o status de diretoria com o Decreto 33.175, passando a ser denominada DAS.

Hoje, alçada ao grau de Diretoria Geral, é formada por três pilares principais: Capelania, Psicologia e Serviço Social, que trabalham no apoio às ações da diretoria por meio de projetos como: Preparação para a reserva; Prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher; Conversando com a tropa; Prevenção e assistência à dependência química; Prevenção e enfrentamento ao suicídio e AproxiMAR, espaço de diálogo entre a DGAS e os guarda-vidas do CBMERJ.

Segundo o diretor da DGAS, coronel André Silva, a expansão da atuação da diretoria em polos descentralizados foi uma grande conquista, fazendo com que os bombeiros e seus familiares não precisem mais se deslocar da sua região para buscar acolhimento e apoio profissional.

– Hoje, nossa tropa conta com 53 oficiais assistentes sociais distribuídos pelas diretorias de Saúde, Corregedoria e demais departamentos de nossa estrutura organizacional e nos 21 pólos descentralizados espalhados por todo estado. Entre suas funções está prestar assistência jurídica, psicológica e de Serviço Social, executar as atividades de apoio funerário e manter intercâmbio com entidades públicas e privadas afins, visando gerar ou ampliar as facilidades no campo do bem-estar social para a família CBMERJ – explicou o coronel.

O diretor da DGAS ressaltou, ainda, a importância da Assistência Social na corporação como uma política pública que ajudou a construir sua história e que vem, cada vez mais, sendo reconhecida por seu trabalho de excelência.

­- Quando falamos em Serviço Social em nossa corporação não estamos limitando o trabalho oferecido aos nossos militares ativos e inativos. A atuação da diretoria também visa ao bem-estar de nossos dependentes e pensionistas. É este suporte que nos garante a tranquilidade para assegurar direitos a toda família CBMERJ – reforçou o coronel André Silva. 

Corpo de Bombeiros Militar RJ celebra 20 anos da Diretoria Geral de Assistência Social (DGAS)
Pular para o conteúdo