Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Corpo de Bombeiros RJ sedia etapa da Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate

Provas acontecem de 04 a 08 de dezembro no Canil do CBMERJ, em Magé. Animais serão testados em ambientes rurais e urbanos
 
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) sedia, a partir deste sábado (04.12), a etapa Sudeste da Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate da Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil). Até a próxima quarta-feira (08.12), 20 cães de cinco estados terão a agilidade, obediência, destreza, independência, objetividade, resistência e o faro avaliados. 
 
Os exames acontecem no 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA), em Magé. Delegações de Rio de Janeiro, Amapá, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Sergipe participam das provas nas áreas de busca, resgate e adestramento. 
 
Os binômios (duplas formadas pelo cachorro e seu condutor) serão testados em ambientes rurais e urbanos. Áreas verdes, com vegetação fechada, escombros e estruturas colapsadas serão os cenários usados para simular operações de socorro a vítimas.
 
O certificado atesta que o animal tem as qualidades necessárias para atuar em ocorrências envolvendo pessoas perdidas em matas e florestas; soterradas após desabamentos ou em deslizamentos de terra oriundos de desastres naturais ou antrópicos, provocados pelo homem. 
 
Canil CBMERJ
 
Atualmente, os cães do Corpo de Bombeiros RJ têm 25 certificações nacionais e internacionais. O canil da corporação conta com 15 animais, sendo 13 aptos ao serviço e dois em treinamento. Ainda filhotes, os animais iniciam uma série de exercícios, com estímulos motores e sensoriais, a fim de despertar aptidões necessárias para atuação no socorro. 
 
– Os bombeiros condutores e os cães do canil do CBMERJ estão entre os mais capacitados do país e do mundo. Estamos prontos para atender a população fluminense com excelência e também auxiliar em ocorrências de grande vulto em outros Estados e até em outros países, caso sejamos solicitados. Em campo, os animais põem em prática as habilidades adquiridas durante o treinamento, que é realizado desde os primeiros meses. O objetivo do trabalho é sinalizar as vítimas para que o socorro seja realizado no menor tempo possível – explicou o coronel Leandro Monteiro, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ.
 

 

Equipe ACS

Corpo de Bombeiros RJ sedia etapa da Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate
Pular para o conteúdo