O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, no dia 28 de dezembro, a competição Heróis do Mar, em comemoração ao Dia do Guarda-Vidas. Com a participação de cerca de 200 militares, o evento aconteceu no 2° Grupamento Marítimo (Barra da Tijuca) e incluiu as modalidades Corrida de pé-de-pato, Aquathlon e Salvamento com bóia.
– As atividades simulam de forma lúdica as situações enfrentadas no dia a dia dos guarda-vidas que atuam na orla do estado e testam sua técnica, tática, agilidade e condicionamento físico. O objetivo é estimular a prática esportiva, mas também realizar um treinamento para salvamentos reais, afirmou o comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
Segundo o coronel Rodrigo Bastos, comandante do CBA XI, uma atividade como essa é fundamental não apenas pela questão técnica, mas também para que os militares de várias localidades do estado possam interagir, trocando informações sobre as particularidades do trabalho de guarda-vidas em cada região.
– O curso para guarda-vidas é um dos mais difíceis do Corpo de Bombeiros e, justamente por isso, essa competição atrai representantes de vários grupamentos e categorias profissionais da corporação, como médicos e socorristas. Afinal, todos os militares têm um pouco de guarda-vidas. Também é um momento de confraternização e de descontração onde todos, de praças a oficiais, têm a oportunidade de se encontrarem e trocarem experiências – destacou o coronel.
Paralelamente à competição, também foi realizado um ciclo de palestras com foco em ações de prevenção de acidentes no mar. Participaram empresários e profissionais de diversos setores e atividades que atuam na orla do Rio.
– Esta data é muito importante para a corporação e vai muito além da competição. É a oportunidade de abordarmos temas fundamentais para a população. Por isso, além da sociedade civil, representada aqui por empresários da região, também tivemos a presença de representantes da Guarda Municipal. É fundamental a parceria das forças de segurança pública com a iniciativa privada para termos sucesso em nosso objetivo final: garantir a segurança do cidadão que frequenta nossas praias – completou o coronel Maia, comandante do 2° GMar.