O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, na manhã desta terça-feira (19.04), a solenidade de formatura de 116 alunos do Curso Especial de Formação de Sargento II 2021 (CEFS II 2021), no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento, em Guadalupe.
O curso, iniciado em setembro, teve duração de mais de 400 horas. Na grade, foram ministradas disciplinas de base comum, como psicologia das emergências e redação oficial; de base militar, como treinamento físico militar e ordem unida; e disciplinas de base operacional, como atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento e combate a incêndio.
Representando o comandante geral da corporação, coronel Leandro Monteiro, o subchefe do Estado–Maior Geral Administrativo, coronel Albucacys, lembrou o passado histórico da corporação fluminense, a primeira do país, ressaltando o grande número de profissionais de Saúde formados nessa turma e o momento de renovação vivido, hoje, pelo CBMERJ:
– Em primeiro lugar, quero agradecer aos nossos militares que trabalham na formação de novos bombeiros nos diversos cursos desenvolvidos pela corporação. Temos a obrigação de perpetuarmos tudo que nossos antepassados construíram. Esperamos que os novos sargentos levem o que aprenderam aqui para o seu dia a dia, honrem a nossa instituição e a nossa farda, executando sempre um trabalho de alto nível para vida alheia e riquezas salvar – disse.
Em sua fala, o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), o tenente-coronel Jorge Almeida, parabenizou os formandos e destacou a mudança que a educação e o ensino trazem para vida profissional e pessoal dos militares e a importância do trabalho que irão realizar.
– Os bombeiros militares são heróis da vida real. E esse posto nos cobra dedicação, empenho, destreza e, principalmente, amor ao que fazemos. Quero parabenizar a todos os alunos concludentes do curso por esse grande passo na carreira. Desejo sucesso nos próximos desafios profissionais que estão por vir.