Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Centro de Operações de Atendimento Pré-Hospitalar COAPH

O Centro de Operações de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH), criado pelo Decreto Nº 46.635 de 10 de abril de 2019, é o órgão responsável pela regulação das atividades de Atendimento Pré-Hospitalar no CBMERJ, conforme discriminado abaixo: a) as viaturas do tipo Auto Socorro de Emergência (ASE) ou similar, que compõem os trens de socorro das Unidades do CBMERJ; b) as aeronaves operadas pelo Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ, que exerçam atividades de APH; c) os Centros de Recuperação de Afogados (CRA); e d) o Transporte Inter hospitalar; Este está diretamente subordinado à Diretoria-Geral de Comando e Controle de Operações, do Subcomando-Geral, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de janeiro, da Secretaria de Estado de Defesa Civil. O COAPH, situado na Praça Onze – Rio de Janeiro, possui instalações modernas, dimensionadas de acordo com os padrões técnicos vigentes, sendo atualmente a maior Central de Regulação Médica de Urgências do Brasil em número de pessoas assistidas. Este controla a operação das viaturas de APH do CBMERJ que atuam em todo o estado do Rio de Janeiro. Cada solicitação de socorro que entra em nosso Centro é triada pela equipe médica por níveis de prioridade, e rigorosamente acompanhada até a resolução do atendimento.

Programa Transporte Especial

Em maio de 2017 a subordinação do Programa de Transporte Especial, passou para o Centro de Operações do Grupamento de Socorro de Emergência/ Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – COGS, conforme a Nota Gab/Cmdo-Geral 139/2017, publicada no Boletim SEDEC/CBMERJ nº 085, de 11/05/2017.
 
Os critérios de inclusão de pacientes são regulamentados pela NGA publicada em Boletim Interno do 1º GSE, Nº 094 de 24/05/2013, citados a seguir: (I) Estar realizando tratamento continuo em Unidade de Saúde do SUS, ou conveniada; (II) Residir e estar em tratamento no município do Rio de Janeiro. (III) Não estar sob a responsabilidade de entidade governamental ou filantrópica, ou sendo atendido por Programa similar. (IV) Não estar cumprindo pena em presídio ou casa de custódia. (V) Nos casos dos pacientes de reabilitação, seguirão ainda, os seguintes critérios de prioridade: (a) pacientes com lesão grave; (b) na fase aguda da doença; (c) com alto grau de incapacidade de locomoção; (d) que nunca fizeram tratamento de reabilitação ou que estejam iniciando este tratamento; (e) pacientes que, segundo avaliação de especialista, sejam passíveis de recuperação ou de melhora do quadro. (VI) Não terão prioridade, nos casos de reabilitação, os seguintes pacientes: a) em fase crônica da doença; (b) que estejam fazendo fisioterapia de manutenção, ou seja, aqueles que fazem fisioterapia há mais de dois anos.(VII) prioridade os pacientes que, apresentando os critérios de inclusão acima, estejam em situação de vulnerabilidade social de extrema complexidade, sendo elas: a) ausência de rede de apoio familiar; b) residir em local de difícil acesso; c) não possuir recursos materiais que possibilite arcar com custos de transporte particular.
 
O número para cadastro para atendimento no Programa Transporte Especial é o 0800-2850-192.
 

Veículos em Funcionamento e Avariados:

Atualmente temos uma viatura operante (V4-118), e uma viatura inoperante (V4-112).

 Escala de Atendimento:
Rota 2 – Reabilitação (terça-feira e quinta-feira) – 3 pacientes
Rota 3 – Quimioterapia (Mensal) – 2 pacientes
Rota 4 – Reabilitação (Mensal) – 1 paciente
O programa está sendo operado por 3 militares, sendo 2 dedicados e 1 coordenadora.
 
Número de vagas disponíveis, de pacientes cadastrados:
Disponibilidade de 1 vaga para segunda-feira e 2 vagas na quarta-feira e sexta-feira
Atualmente não há disponibilidade de vagas para as terças-feiras e quintas-feiras

As vagas são disponibilizadas de acordo com as vagas na rota pré-existente.

Lista de espera por vagas no programa:
1 paciente de hemodiálise
4 pacientes para radioterapia
6 pacientes para tratamento oncológico
Solicitamos aos usuários cadastrados fazerem contato telefônico através do 0800-2850-192 para manifestação de interesse em continuar em fila de espera.

Telefone

(21) 3849 9915

Contato

Endereço

Rua Carmo Neto s/nº - Cidade Nova
22210-052 - Rio de Janeiro - RJ

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