Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Centro de Operações do Corpo de Bombeiros
COCB

COCB – Supervisionar e coordenar as atividades operacionais de Bombeiro Militar em todo o Estado do Rio de Janeiro e, em caso de necessidade, apoiar todas as Unidades Operacionais.

Possui ligações e comunicações com os órgãos responsáveis pela defesa social no Estado (PCERJ, PMERJ, COMDEC, CORio, DPRF, GM/Rio, CCRIT, SSP, …), com diversas instituições ( públicas e privadas) e concessionárias de serviços públicos (CEG, LIGHT, CEDAE, METRO, CERJ, …).

 

 

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Funções na rotina de serviço diário do COCB

(Superior de dia/Dir. Geral de Op.)

Manter-se informado quanto às ocorrências do CBMERJ (incêndio, salvamento, catástrofe, etc…)
Mobilizar recursos disponíveis na Corporação ou de outros órgãos, de acordo com as necessidades operacionais das guarnições empenhadas.

Diretor Operações:

Responsável pelo controle e coordenação das ocorrências.
Desloca-se para locais de eventos de vulto e assume o Cmdo das operações permanecendo em contato com o Coordenador de Dia (Sup. de dia/Dir. Geral de Operações), preferencialmente por rádio.

Assessor imediato do Coordenador de Operações no local de socorro.
Distribui os rádios, registra as viaturas/guarnições, materiais, equipamentos, autoridades e órgãos;
Estabelece a ligação de comunicações com o COCB.

Supervisor das equipes de serviço

Supervisor das rotinas de serviços diários.
Deve estar atento para apoiar às UBM, monitorar e coordenar as ocorrências em andamento. Desde o aviso, durante o socorro , no regresso à OBM até o fechamento das informações no Sistema Informatizado (ver item 2.4).
Deve exigir das SsCO o cumprimento do Previsto no POP do operador de comunicações.

Controladores das ocorrências

Responsável pelos despachos de viaturas em apoio ao Atendentes e às OBM e pelo controle operacional da frota do CBMERJ ( todas as ocorrências em andamento)
Utiliza os Sistemas ( Sisgraph e o CECOCO) .
Deve atuar em tempo real em todos as etapas do socorro (aviso, despacho , deslocamento, chegada ao local, apoio a ocorrência, regresso do socorro, chegada à OBM e encerramento da ocorrência no Sistema).
Controlam as viaturas operacionais que estão em serviço (operantes e inoperantes ).
Diariamente as OBM devem atualizar o Status das Vtrs.
O COCB deve ser informado quando houver alterações

O COCB APÓS A OBRA:

Após a obra no COCB no quartel do Comando Geral pretende-se adotar as seguintes atividades / locais.

Atividade desenvolvidas no COCB / CICC:

  1. Atendimento
  2. Supervisão
  3. Controle Operacional

Atividade desenvolvidas no futuro COCB / QCG:

  1. Centro de Gerência de Crises do CBMERJ
  2. Redundância do Atendimento e Despacho
  3. Supervisão das Rotinas Diárias e Estatísticas
  4. Centro de Treinamento e Instrução do COTEL

Funções Planejadas para o COCB (Interior CICC)

Responsável pelo operadores do serviço de atendimento telefônico centralizado de emergência tridígito 193
Deve intervir em situações adversas ocorridas no atendimento telefônico de emergência ou na recepção dos detalhes do socorro pela OBM responsável pelo atendimento da ocorrência.

Atendem as chamadas telefônicas (todas são gravadas) de emergência através do tri dígito 193 fazendo o cadastramento da solicitação de socorro.
Realizam o lançamento das informações do solicitante do socorro a qual será automaticamente disparada (via sistema informatizado) para a OBM responsável pelo atendimento da ocorrência.
Obs: Em 2015 o Atendimento Telefônico de Emergência 193 passará a ser centralizado e no ambiente do CICC.

Suporte e informática

Administração e suporte de primeiro escalão aos sistemas existentes (CECOCO, despacho e Telefonia).
Responsável pela montagem de mosaicos no videowall.

Responsável pelo monitoramento do conteúdo a ser apresentado nas telas destinadas ao CBMERJ (no CICC).

O COCB com uma nova dinâmica, nova estrutura interna e agregando novas tecnologias para 2016.

a) A centralização do atendimento 193 no CICC (em implantação):

Atendentes do 193 serão os BM da Reserva Remunerada que estão em treinamento;
Direcionamento das ligações telefônicas do tri dígito de emergência 193 para as instalações do CICC (Na área metropolitana. No interior permanece descentralizado).
Deslocamento das equipes de supervisão, de atendimento telefônico e despacho de socorro do COCB/QCG para o ambiente do CICC.

b) Novo software de atendimento telefônico e de despacho de viaturas para o socorro (Sistema Informatizado – Sisgraph em operação):

O Sistema Informatizado (software sisgraph) foi implementado em todas as OBM operacionais.
Gerencia o atendimento telefônico de emergência e as ocorrências, desde o aviso até o encerramento do socorro e em tempo real.
Necessário que o comunicante faça o lançamento das informações do socorro no Sistema Informatizado, principalmente os dados do cmt do socorro no regresso à OBM.
Viabiliza a emissão das certidões de ocorrência, dos quesitos de socorro, de estatísticas e relatórios diversos.

c) Novo software de gereciamento da Rede Bravo com georeferencia das Vtrs, pelo GPS agregado ao rádio ( Sistema CECOCO – Militares em treinamento):

Gerencia e supervisiona a Rede Bravo (rádio) ;
Administra remotamente a frota (terminais e grupos rádio);
Georeferencia os terminais rádios (e das Vtr);
Realiza chamadas em grupo/individuais a toda rede;
Substitui os terminais de rádio fixos;
Os Militares do COCB estão na fase de treinamento para uso do Software CECOCO;
Registra todo histórico dos terminais rádio da rede;
(Gravação de voz e percurso do terminal)

d) Projeto e reconstrução do COCB no QCG ( em licitação):

Estabelecimento de Link com o CICC para acesso ao muro de imagens e ao CECOCO (monitoramento da frota de viaturas).
Gerência das crises de Bombeiro Militar (Sistema de Controle Operacional).
Sala de Crises e de Apoio Técnico;
Supervisão das Operações em Andamento;
Redundância das Atividades Operacionais;
Treinamento dos Recursos Humanos – COTEL

Solução de Informática que integrada à plataforma de telefonia identifica automaticamente (no aviso de socorro) a OBM responsável pelo atendimento à ocorrência.
Monitora o deslocamento do socorro desde a saída até o retorno à OBM.
Agrega tecnologia para o gerenciamento das ocorrências e das viaturas de socorro.
Gera Quesito, Certidão de Ocorrência e as estatísticas dos serviços operacionais prestados pelo CBMERJ.

OBM em ocorrência:

O Cmt de Socorro (ou a SsCO) deve contatar o COCB nos seguintes momentos:

1) No início do deslocamento. (Informar detalhe e endereço);
2) Quando o socorro chegar no local do evento;
3) Após o reconhecimento da situação;
4) A cada 10 min, informar a situação no local;
5) Imediatamente após o controle da situação;
6) No início do deslocamento de regresso à OBM;
7) Em qualquer situação extraordinária (acidentes, retenção do trânsito, etc).

O operador das SsCO deve comunicar imediatamente ao COCB os seguintes fatos:

Saída do socorro para ocorrência;
Regresso do socorro à OBM;
Qualquer alteração no socorro (inclusive nos deslocamentos);
Quando uma viatura ficar inoperante ou quando uma viatura voltar a operar.
PROCEDIMENTOS DE ATENDIMENTO A IMPRENSA ( Bol 086 de 09/mai/2012)
O Comunicante NÃO possui autorização para falar com a mídia e deve direcionar o profissional de imprensa para a Assessoria de Comunicação Social do CBMERJ (ASCOM)
ASCOM – Tels 2333-3103/3104/2930 ou por E-mail.
A ASCOM atuará como interface entre a imprensa e a OBM. Assim, os BM somente poderão falar com a mídia quando houver determinação superior.
SEMPRE oriente o repórter a entrar em contato com a ASCOM da Corporação.
Caso os Comandantes de Socorro, durante suas operações, sejam abordados por jornalistas deverão adotar o mesmo procedimento. Informe que não possuem autorização para falar sem que antes seja feito contato com a Assessoria de Imprensa.
Os Comunicantes e Cmt de Socorro deverão informar à ASCOM quando houver ocorrências* de vulto em sua área operacional

Ocorrências de vulto:
Vítimas fatais
Colisões com múltiplas vítimas
Ocorrências com bloqueio de vias
Incêndios
Presença de mídia no local
Quaisquer outros eventos julgados relevantes.
Quando o contato for feito por parte dos militares da Assessoria de Imprensa do CBMERJ, os comunicantes ou Comandantes de Operação deverão fornecer todas as informações com o máximo de presteza e brevidade possível.

Em caso EMERGÊNCIA no Estado do Rio de Janeiro ligue 193 ou para o Quartel mais próximo:

Alto da Boa Vista:
– (21) 2333-6329

Barra da Tijuca:
– (21) 2333-4402

Benfica:
– (21) 2332-4579

Caju:
– (21) 2333-6329

Campinho:
– (21) 2333-5637

Campo Grande:
– (21) 2333-6981

Catete:
– (21) 2334-4026

Central:
– (21) 2332-8840

Copacabana:
– (21) 2333-9268

Fundão:
– (21) 2334-7891

Gávea:
– (21) 2332-2930

Grajaú:
– (21) 2332-1638

Guadalupe:
– (21) 2333-5740

Guaratiba:
– (21) 2332-7518

Humaitá:
– (21) 2334-8116

Ilha do Governador:
– (21) 2334-6510

Irajá:
– (21) 2333-8330

Jacarepaguá:
– (21) 2332-2609

Joá:
– (21) 2333-6425

Méier:
– (21) 2332-2374

Paquetá:
– (21) 2334-7673

Parada de Lucas:
– (21) 2333-5231

Penha:
– (21) 2334-7864

Praça da Bandeira:
– (21) 2333-7785Ramos:
– (21) 2334-7885

Realengo:
– (21) 2333-4788

Recreio:
– (21) 2333-4427

Ricardo Albuquerque:
– (21) 2333-5603

Santa Cruz:
– (21) 2333-7336

Santa Teresa:
– (21) 2334-4136

São Cristóvão:
– (21) 2334-8469

Sepetiba:
– (21) 2333-7340

Tijuca:
– (21) 2332-1639

Vila Isabel:
– (21) 2334-2229

Angra dos Reis:
– (24) 3377-8927

Angra/Frade:
– (24) 3369-4417

Angra/Mambucaba:
– (24) 3362-6829

Araruama:
– (22) 2665-1785

Arraial do Cabo:
– (22) 2622-8359

Barra do Piraí:
– (24) 2442-7080

Barra Mansa:
– (24) 3328-5691

Belford Roxo:
– (21) 2761-9396

Bom Jardim:
– (22) 2566-2740

Búzios:
– (22) 26239823

Cabiúnas:
– (22) 2773-1790

Cabo Frio:
– (22) 2647-5855

Cachoeira de Macacu:
– (21) 2649-3081

Cambuci:
– (22) 2767-2651

Campos:
– (22) 2724-3065

Campos/Guarus:
– (22) 2731-5528

Campos Elísios:
– (21) 2777-0621

Cantagalo:
– (22) 2555-4012

Carmo:
– (22) 2537-2578

Casemiro de Abreu:
– (22) 2778-4025

Conceição de Macabu:
– (22) 2779-4564

Cordeiro:
– (22) 2551-2169

Duque de Caxias:
– (21) 2671-0561

Ilha Grande:
– (24) 3361-5507

Itaboraí:
– (21) 3639-2524

Itaguaí:
– (21) 3781-1278

Itaipava:
– (24) 2232-1385

Italva:
– (22) 2783-2060

Itaocara:
– (22) 3861-2704

Itaperuna:
– (22) 3824-1193

Macaé:
– (22) 2793-0047

Magé:
– (21) 2633-6910

Mangaratiba:
– (24) 3789-9026

Maricá:
– (21) 2637-3860

Mesquita:
– (21) 2669-3775

Miguel Pereira:
– (24) 2483-8657

Natividade:
– (22) 3841-4168

Nilópolis:
– (21) 2691-8742

Niterói Centro:
– (21) 2717-6849

Niterói Charitas:
– (21) 2718-2527

Niterói Itaipu:
– (21) 3701-2204

Nova Friburgo:
– (22) 2533-3156

Nova Iguaçu:
– (21) 2669-3775

Paracambi:
– (21) 2683-5122

Parati:
– (24) 3371-1193

Petrópolis:
– (24) 2291-1800

Piraí:
– (24) 2431-7376

Queimados:
– (21) 2683-5122

Resende:
– (24) 3354-5987

Rio Bonito:
– (21) 3634-8217

Rio das Ostras:
– (22) 2771-4287

Santo A Pádua:
– (22) 3851-2659

São Fidélis:
– (22) 2758-2171

São Gonçalo:
– (21) 3715-6689

Colubande:
– (21) 3715-1314

São João da Barra:
– (22) 2741-0163

São João de Meriti:
– (21) 2756-4667

São Pedro D`Aldeia:
– (22) 2627-2862

Saquarema:
– (22) 26510193

Seropédica:
– (21) 2669-3775

Teresópolis:
– (21) 3641-4892

Teresópolis/Bonsucesso:
– (21) 2641-2036

Três Rios:
– (24) 2255-4832

Valença:
– (24) 2438-3415

Vassouras:
– (24) 2471-3060

Volta Redonda:
– (24) 3339-2292

Telefone

Chefe de Equipe (21) 38065313
Auxiliar do Chefe de Equipe (21) 38065312
Sala de Rádio (21) 38065315
Supervisor de Atendimento Central (21) 38065314 ou 193

Contato

email: cocbmerj@cbmerj.rj.gov.br

Endereço

Rua Carmo Neto s/nº - Cidade Nova
22210-052 - Rio de Janeiro - RJ

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