Militares de vários estados debateram táticas e técnicas de resgate em caso de acidentes de trânsito
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participou, entre os dias 06 e 08 de junho, do I Seminário de Salvamento Veicular do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e da VII Reunião da Comissão Nacional de Salvamento Veicular (CONASV), em Belém do Pará. Nos eventos, militares de vários estados debateram táticas e técnicas de resgate em caso de acidentes de trânsito. Também abordaram temas como utilização de equipamentos de proteção.
– A troca de experiências entre as corporações é fantástica. Aprendemos, ensinamos e, no fim, voltamos para casa com novas e boas ideias para aplicar no aprimoramento do nosso atendimento – afirmou o capitão Fabio Contreiras, assessor da subchefia operacional do Estado-Maior Geral.
Os oficiais do CBMERJ ministraram palestras e coordenaram os trabalhos da reunião da Comissão Nacional de Salvamento Veicular.
– Novas tecnologias estão surgindo e precisamos estar atentos a tudo. Quem ganha é a sociedade, com mais vidas salvas – complementou o tenente-coronel Bruno Luiz,comandante do Centro de Manutenção e Suprimento de Material Operacional (CSM/MOP), que também atuou como palestrante do evento.
De acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o acidente automobilístico é a primeira causa de mortes por trauma no mundo. Dados de 2010 registraram 1,24 milhão de pessoas envolvidas em acidentes deste tipo, que correspondem a 2,1% de todos os óbitos registrados.