O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) abriu as portas do Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento (CEICS), em Guadalupe, esta semana, para trinta procuradores recém-empossados na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ). O grupo realizou uma imersão na rotina de treinamento e trabalho dos militares, a fim de conhecer a fundo as peculiaridades e os desafios da atividade-fim de salvamento de pessoas.
A turma participou de instruções e simulações supervisionadas de atendimento pré-hospitalar (APH), combate a incêndio urbano, salvamento veicular, salvamento em altura e de operações em espaços confinados. Eles também foram apresentados aos processos de compra e aquisição de equipamentos operacionais e insumos necessários para o atendimento às ocorrências em todo o Estado do Rio. As ações foram ministradas por instrutores da Diretoria Geral de Saúde (DGS) e do Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (Cieb).
– A experimentação prática permite aos novos procuradores compreender a dinâmica do socorro do Corpo de Bombeiros RJ, sempre pautado pela excelência e pela urgência, com o objetivo de salvar vidas. A missão que executamos, 24 horas por dia, exige um empenho inimaginável que envolve logística, organização, instrução e capacitação ininterruptas e complexas. Temos que estar sempre 100% prontos para atender à população fluminense com o máximo de agilidade e qualidade – afirmou o coronel Leandro Monteiro, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ.
Nos próximos dias, eles terão a oportunidade de participar de outras duas imersões junto ao CBMERJ, para conhecer de perto o trabalho realizado pelas equipes especializadas em socorro florestal, salvamento em altura, combate a fogo em vegetação e salvamento aquático/marítimo. Estão previstas visitas ao 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (1º GSFMA), no Alto da Boa Vista, e ao Grupamento Marítimo da corporação.