CBMERJ participa do 7º Encontro Nacional de Bombeiras Militares, em Brasília

Corporação vem se destacando pela promoção de políticas de valorização e proteção da tropa feminina

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participou do 7º Encontro Nacional de Bombeiras Militares (Enbom), que aconteceu entre os dias 24 e 26 de maio, em Brasília, no Distrito Federal. A delegação da corporação, composta por oito militares, interagiu com bombeiras de todo o país em palestras, mesas redondas e debates sobre liderança, gestão, carreira, conquistas, expectativas e desafios do efetivo feminino.

O evento homenageou o comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, pela relevante contribuição para o desenvolvimento e fortalecimento das bombeiras militares na corporação. No atual comando, foi criado o Comitê de Gestão de Políticas Públicas e Internas de Proteção à Mulher Bombeiro Militar. Além disso, pela primeira vez na história do Corpo de Bombeiros RJ, mulheres foram nomeadas para assumir comandos de grupamentos operacionais (GBMs).

– O CBMERJ hoje se destaca pela adoção de ações efetivas para a tropa feminina, visando à valorização e melhoria das condições de trabalho – afirmou a major Patrícia Leal, uma das representantes da corporação no Comitê Nacional de Bombeiras Militares. – O Enbom é um evento de suma importância, que permite a troca de experiências com bombeiras militares de todos os estados da federação. É o momento de refletirmos juntas sobre direitos, saúde física e psicológica, desempenho, equidade de gênero, entre outros assuntos, com o objetivo de fomentar políticas relacionadas à nossa atuação, numa perspectiva de aprimoramento profissional e melhor atendimento à sociedade – complementou.

O CBMERJ foi representado em Brasília pelas majores Roberta Caieiro, Patrícia Leal e Heloisa Fadda; pela capitão Tamiris Vellozo; pelas tenentes Kely Affonso, Danielle Amorim e Larissa Queiroz; e pela cabo Naiana Freire.  A delegação da corporação também contou com um integrante especial: Noah, de apenas 11 meses, filho de Tamiris, que acompanhou a mãe durante as atividades e roubou a cena.

A capitão, que ainda está amamentando, foi uma das revelações das Provas Profissionais realizadas durante o evento. Ela conquistou duas medalhas de prata para o CBMERJ: na prova de salvamento aquático em dupla, ao lado da cabo Naiana Freire; e no desafio individual até 30 anos. A corporação ganhou outras duas pratas em Brasília: com a tenente Danielle Amorim no desafio individual acima de 40 anos; e com a tenente Danielle Amorim e a major Fadda na prova de salvamento aquático em dupla acima de 40 anos.
CBMERJ participa do 7º Encontro Nacional de Bombeiras Militares, em Brasília