Quando alguém aciona o Corpo de Bombeiros via 193, os militares que estão do outro lado da linha são os operadores da sala de comunicação da corporação. Eles são os responsáveis por atender as chamadas, identificando as demandas do solicitante com perguntas operacionais padrão para identificar suas necessidades e acionar as medidas necessárias para cada tipo de ocorrência.
Para qualificar o atendimento, o 6º Grupamento de Bombeiro Militar (Nova Friburgo) realizou um curso de capacitação desses militares no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na capital fluminense, sobre o uso do Sistema de Gestão de Operações (Sisgeo) e do sistema de comunicação On Call. No treinamento, os militares receberam também instruções sobre a padronização das ações de atendimento e conheceram a rotina dos comunicantes locais e dos operadores setoriais do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (COCB).
A capacitação teve entre seus objetivos atender uma demanda importante dos Órgãos de Bombeiro Militar (OBM), visto que a qualidade de atendimento e a otimização de informações no setor que recebe as demandas de socorro é essencial para o sucesso das operações.