Militares vão cursar MBA Executivo em Gestão Operacional nas Organizações, ministrado pela FGV
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, na quarta-feira (16.11), a aula inaugural da segunda turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM) para o ano letivo de 2022. Trinta e sete capitães do quadro de Oficiais da Saúde vão cursar o MBA Executivo em Gestão Operacional nas Organizações, ministrado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O aprimoramento educacional se dá em nível de especialização lato-sensu (pós-graduação – MBA executivo). O programa, que tem cerca de dez meses de duração, capacita oficiais intermediários para o exercício de cargos de gerência na corporação. O conteúdo é elaborado de forma a abordar a natureza e os processos da administração pública no contexto específico do CBMERJ.
O plano acadêmico contempla a necessidade de preparar os oficiais para o exercício de liderança na gestão de programas e projetos, proporcionando o desenvolvimento de competências metodológicas e analíticas no trato adequado de problemas e na tomada de decisões, além de prepará-los para projetarem e reformularem sistemas administrativos e ações de prestação de serviços públicos.
Ciclo de Palestras
A cerimônia contou com as presenças do subcomandante-geral e chefe do Estado Maior Geral, coronel Rafael Camilo, do Diretor Geral de Ensino e Instrução (DGEI), coronel Marcelo Laviola, e do comandante da ESCBM, coronel Gileno Alves de Lima.
Dando início ao ciclo de palestras da aula inaugural, a coronel Simone Maeso, diretora do Centro de Operações de Atendimento Pré-hospitalar (COAPH), falou sobre a Visão do APH no Corpo de Bombeiros para a Gestão da Saúde. Na sequência, o coronel Paulo Nunes Costa Filho, assessor de Relações Institucionais da Sedec-RJ, discorreu sobre Plágio Acadêmico. O coronel André Luiz da Silva Nascimento palestrou sobre o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Assistência Social do CBMERJ.
Representando a FGV, o diretor acadêmico do curso, professor Marco Túlio Zanini, deu as boas-vindas aos alunos destacando a Relevância da Gestão para as Organizações de Ação Crítica. O evento contou, ainda, com a participação do coronel Márcio Romano, subsecretário de Estado de Defesa Civil, que ressaltou a importância da Gestão Estratégica de Proteção e Defesa Civil no Rio de Janeiro.