Cerimônia contou a presença do governador Claudio Castro
No dia 2 de dezembro, aniversário de Dom Pedro II, patrono do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), a corporação formou uma nova turma de militares e reforçou a sua frota, com a aquisição de 50 novas motos. A cerimônia, que contou com a presença do Governador Cláudio Castro, aconteceu nesta sexta-feira, no Quartel do Comando Geral, no Centro do Rio. O evento também foi marcado pela entrega das medalhas Avante Bombeiro e Ordem do Mérito para personalidades militares e civis que desempenharam ações em prol da instituição, incluindo a primeira-dama Analine Castro.
Reforço operacional
A solenidade marcou o ingresso de um 2º tenente e 38 aspirantes a oficiais às fileiras do Corpo de Bombeiros RJ. A turma recebeu as espadas alusivas à conclusão do Curso de Formação a Oficiais (CFO), que hoje tem três anos de duração e prepara os militares para atuar nas unidades operacionais fluminenses.
– O último concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) mostra o quanto a nossa profissão é valorizada. Foram mais de 700 candidatos por vaga. Formandos, daqui a um ano, de que grandes feitos vocês vão se orgulhar? Que marcas deixarão nos quartéis, na tropa, nos companheiros? Assumam suas responsabilidades, trabalhem e sejam resilientes. Vençam a si mesmos. Deem significado à palavra mérito. Caminhem sempre em frente. Honrem o Corpo de Bombeiros do Rio – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, destacando que a nova Academia de Bombeiro Militar vai ser instalada em Petrópolis.
A formatura foi marcada pela emoção. A turma 62 foi nomeada em homenagem ao capitão Nazir Luiz Dutra Júnior, que faleceu durante um treinamento no mar, em 2018. A família do militar recebeu flores e os cumprimentos do secretário Leandro Monteiro.
Investimentos
Durante a cerimônia, também foram entregues 50 motos BMW, modelo F850GS, que vão reforçar os atendimentos a atropelamentos, colisões, capotamentos e quedas de veículos na capital, na Região Metropolitana e no interior do Estado do Rio de Janeiro. A chegada das novas viaturas dá ainda mais agilidade ao socorro, reduzindo assim o tempo-resposta das operações do CBMERJ.
O secretário fez um balanço positivo das conquistas do último ano:
– Hoje, estamos reformando todas as 210 unidades da corporação no estado. Este ano, já fizemos grandes entregas, principalmente de equipamentos de proteção individual. E realizamos novos processos de aquisição de embarcações, viaturas e aeronaves, que representam enorme modernização da nossa força de trabalho. Estruturamos ainda mais a Defesa Civil com a aquisição de viaturas e com a implantação do Sistema de Alerta e Alarme que salvarão inúmeras vidas nas áreas de risco de deslizamentos. Também reforçamos e valorizamos a tropa, integrando militares temporários, lançando um novo edital para 800 vagas de carreira e mantendo, o ano todo, a gratificação integral dos nossos guarda-vidas – completou o coronel Leandro Monteiro, anunciando ainda a distribuição de um bônus de Natal de R$ 500 para todos os bombeiros militares da ativa.
Alvorada comemorativa
Abrindo o dia de celebrações pelo aniversário de Dom Pedro II, o CBMERJ também realizou, às 6h, na praia de Copacabana, uma alvorada festiva, em homenagem ao patrono. O toque ficou a cargo de um militar da Banda Sinfônica da corporação, do alto de uma escada mecânica de 60 metros.